O presente artigo, predispõem para uma mudança de atitudes, haja vista que o PPP é o instrumento norteador que retrata a concepção de educação, definindo o trabalho pedagógico realizado na Instituição. Ele não pode ser elaborado como uma simples atividade burocrática. O Projeto Político-Pedagógico deverá ter uma visão emancipatória, pautada nas relações interpessoais, onde haja o envolvimento de todos os agentes que fazem a comunidade escolar, buscando trabalhar a formação do sujeito como protagonista da mudança que tanto é desejada, ou seja, uma educação de qualidade.
Nesta perspectiva, a Equipe Gestora tem um papel importante. Sua atuação deverá estar alicerçada na concepção democrático-participativa. Promovendo momentos de discussões que busque a construção do processo coletivo para que haja a mudança necessária na comunidade que a escola se encontra inserida. Neste sentido, a Equipe Gestora estará proporcionando o envolvimento de todos no processo educativo.
Porém, para que de fato isto ocorra de maneira satisfatória, cada ator que compõem a Equipe deverá exercer seu papel neste novo contexto educacional. Não cabe mais nesta nova perspectiva de gestão escolar um diretor centralizador que apenas dita as regras impostas por órgãos oficiais do governo, bem como um coordenador pedagógico fiscalizador que exerce a função de “vigiar” a atuação do docente.
A construção do Projeto Político-Pedagógico, exige do gestor e da coordenação pedagógica uma mudança de postura diante de toda a comunidade escolar. Na atual conjuntura o gestor deverá atuar de forma descentralizadora, delegando prestação de serviço para melhoria da qualidade da educação, porém não perdendo seu poder de gerenciador dos recursos humanos, materiais e financeiros. Neste contexto democrático, o coordenador pedagógico aparece como o articulador dos segmentos existentes na escola, bem como o formador e incentivador de novas práticas inovadoras.
Neste sentido, Equipe Gestora deverá manter todas as partes envolvidas na construção do PPP, pois é importantíssimo que essa elaboração seja coletiva. Esse planejamento retrata a concepção de educação, a relação com a comunidade e a formação do indivíduo
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900