Noções de escrita de sinais: aspectos históricos, estruturais e sua aprendizagem

  • Autor
  • Aline Jaislane de Souza Tavares
  • Resumo
  • O  artigo tem como objetivo apresentar  aspectos históricos e estruturais do Signwriting, sistema de escrita das línguas de sinais, a importância desse sistema na alfabetização dos surdos e sua relevância na identidade desse povo. Criado em 1974, por Valerie Sutton, o Signwriting objetiva expressar configurações de mãos, movimentos, pontos de articulação e expressões faciais das línguas sinalizadas. A escrita da língua de sinais consiste na representação visual das mãos, dos movimentos e das expressões faciais, além de dois sentidos de leitura: horizontal e vertical, e três formas de escrever os sinais: escrita com corpo inteiro, escrita de língua sinalizada padrão em Signwriting e escrita simplificada. A escrita de sinais torna-se um instrumento de grande importância para o registro da história dos surdos, desenvolvendo a construção sociocultural desse povo, fortalecendo a identidade. Ademais, o Sistema Signwriting revela-se como um aliado do processo de alfabetização de crianças surdas, pois permite que as mesmas unam os sinais realizados à escrita da representação visual dos sinais. Conclui-se que o trabalho  promoveu através de sua escrita a divulgação do tema, ressaltando a importância de mais estudos na área, afim de enriquecer a literatura sobre a surdez, as línguas de sinais e a escrita destas línguas.

  • Palavras-chave
  • Língua de Sinais, Signwriting, Alfabetização do surdo, Identidade surda.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Inclusiva
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

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Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
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Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
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Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900