ANALISANDO DOCUMENTOS DAS ESCOLAS QUILOMBOLAS EM PENEDO/AL: O IDEAL E O REAL

  • Autor
  • Quitéria dos Santos Lima
  • Co-autores
  • Valéria Campos Cavalcante , Nayanne Lima Alves
  • Resumo
  • RESUMO 

     

    Este trabalho é o recorte de uma pesquisa, ora em andamento  que tem como objetivo analisar até que ponto os documentos que norteiam as escolas quilombolas do município de Penedo/AL, conseguem garantir oficialmente uma educação focada nas discussões identitárias étnico-raciais, considerando entre esses documentos, os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas. Entende-se que no currículo das escolas quilombolas, há que se abordar conteúdos e temas que possibilitem a afirmação da identidade e consciência negra, saberes quilombolas, história do Brasil e África, e todas as contribuições da cultura afro-brasileira na formação do País, conforme preconiza a lei 10.639/03 e o Plano Nacional da Educação para as Relações étnico-raciais (2008). Diante dessa problemática, apoiamo-nos em uma abordagem de pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ,1986), procedendo a análise por meio da técnica metodológica de análise documental. Serão considerados, ainda, como base teórica em nossa investigação: Lima (2000), Munanga (2005), Passos (2014), Quirino (2014), entre outros autores, que nos auxiliam em nossa discussão temática. A partir dos resultados alcançados, ambiciona-se expandir o debate sobre a relevância de se incluir nos documentos educacionais de Penedo uma legislação que garanta a afirmação da identidade e consciência negra, no espaço das escolas quilombolas. Compreende-se, ainda, que esta pesquisa servirá como base para que a Secretaria Municipal de Educação do município de Penedo/AL auxilie as duas escolas penedenses a re/construir seus currículos, respeitando os costumes, crenças e cultura negra da própria comunidade.

     

    Palavras-chave: Escola Quilombola, Relações étnico-raciais, Currículos, Legislação

     

  • Palavras-chave
  • Escola Quilombola, Relações étnico-raciais, Currículos, Legislação
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação e Relações Étnico-Raciais
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

  • Educação do Campo
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  • Educação Sindical
  • Educação e Meio Ambiente
  • Educação e Formação de Professores

Comissão Organizadora

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MARINA REBECA SARAIVA

Comissão Científica

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CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS       
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA        
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS      
EDNA CRISTINA DO PRADO        
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ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
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JAILTON DE SOUZA LIRA       
LENIRA HADDAD    
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
MARIA DOLORES FORTES ALVES       
MARIANA GUEDES RAGGI       
MARINA REBECA SARAIVA       
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ       
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ROSEMEIRE REIS DA SILVA      
SILVANA PAULINA DE SOUZA       
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA

 

 

Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900