RESUMO
Este trabalho é o recorte de uma pesquisa, ora em andamento que tem como objetivo analisar até que ponto os documentos que norteiam as escolas quilombolas do município de Penedo/AL, conseguem garantir oficialmente uma educação focada nas discussões identitárias étnico-raciais, considerando entre esses documentos, os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas. Entende-se que no currículo das escolas quilombolas, há que se abordar conteúdos e temas que possibilitem a afirmação da identidade e consciência negra, saberes quilombolas, história do Brasil e África, e todas as contribuições da cultura afro-brasileira na formação do País, conforme preconiza a lei 10.639/03 e o Plano Nacional da Educação para as Relações étnico-raciais (2008). Diante dessa problemática, apoiamo-nos em uma abordagem de pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ,1986), procedendo a análise por meio da técnica metodológica de análise documental. Serão considerados, ainda, como base teórica em nossa investigação: Lima (2000), Munanga (2005), Passos (2014), Quirino (2014), entre outros autores, que nos auxiliam em nossa discussão temática. A partir dos resultados alcançados, ambiciona-se expandir o debate sobre a relevância de se incluir nos documentos educacionais de Penedo uma legislação que garanta a afirmação da identidade e consciência negra, no espaço das escolas quilombolas. Compreende-se, ainda, que esta pesquisa servirá como base para que a Secretaria Municipal de Educação do município de Penedo/AL auxilie as duas escolas penedenses a re/construir seus currículos, respeitando os costumes, crenças e cultura negra da própria comunidade.
Palavras-chave: Escola Quilombola, Relações étnico-raciais, Currículos, Legislação
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900