A CONSTRUÇÃO DO SENTIMENTO DE INFÂNCIA AO LONGO DA HISTÓRIA

  • Autor
  • Isaura Lays Sá Fernandes de Souza
  • Co-autores
  • Luclécia da Silva dos Santos , Milena Marques Feitoza
  • Resumo
  • O presente estudo teve como finalidade analisar a infância do ponto de vista histórico, de modo a promover uma compreensão acerca da mudança de paradigma no que diz respeito ao conceito de infância no decorrer da história. Sendo possível através deste trabalho, observar os contrastes em relação ao sentimento de infância presente em determinados momentos da história, como o caso de algumas atitudes que nos dias atuais parecem um absurdo - como o tratamento indiferente à criança pequena, porém há alguns séculos atrás era considerado como algo normal. A metodologia de pesquisa deste artigo é de natureza bibliográfica e documental, os quais apoiou-se em diversos tipos de fontes, como: artigos científicos, dissertações, livros, periódicos, ensaios críticos, entre outros; e em autores como: Castro (1998), Ariès (2006), Sarmento (2007), Kuhlmann Junior (2010) e outros. Os estudos realizados sobre os diversos autores que trabalham com as noções da infância, demonstraram que existem e existiram diferentes processos que construíram modos de tratamento ao longo da história sobre a criança e o espaço que a mesma ocupa em seu âmbito familiar e social, que no hoje parecem apontar para uma nova perspectiva contemporânea de infância. Com os dados analisados, vê-se que é preciso compreender a infância e, consequentemente, a criança não como um ser único e universal, mas sim como um ser cultural, que vive uma experiência social e pessoal construída todo o tempo. Ao buscarmos por tomar a concepção de infância como construção, resultante do valor da cultura e da experiência, permiti-nos refletir sobre um aceitar da história e um pensar no futuro de modo a corresponder com as expectativas de políticas para crianças que garantam e protejam sua situação peculiar de desenvolvimento.

  • Palavras-chave
  • Infância, História, Educação Infantil.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Infantil
Voltar Download

O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

  • Educação do Campo
  • Educação, Gênero e Diversidade
  • Educação Inclusiva
  • Educação Indígena
  • Educação Infantil
  • Educação de Jovens, Adultos e Idosos
  • Educação e Juventudes
  • Educação e Medidas Socioeducativas
  • Educação em Prisões
  • Educação e Relações Étnico-Raciais
  • Educação Sindical
  • Educação e Meio Ambiente
  • Educação e Formação de Professores

Comissão Organizadora

MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  

ERALDO DE SOUZA FERRAZ

MARINA REBECA SARAIVA

Comissão Científica

ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA       
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA    
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES     
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA    CAROLINA NOZELLA GAMA        
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS       
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA        
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS      
EDNA CRISTINA DO PRADO        
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
IDNELMA LIMA DA ROCHA       
JAILTON DE SOUZA LIRA       
LENIRA HADDAD    
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
MARIA DOLORES FORTES ALVES       
MARIANA GUEDES RAGGI       
MARINA REBECA SARAIVA       
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ       
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES       
ROSEMEIRE REIS DA SILVA      
SILVANA PAULINA DE SOUZA       
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA

 

 

Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900