DA PRISÃO A ARTE DA LIBERTAÇÃO- Práticas de reintegração social e empoderamento feminino no Presídio Regional de Paulo Afonso, Bahia

  • Autor
  • Giseliane Medeiros Almeida
  • Resumo
  •  

    O presente artigo, relata o andamento de um Projeto de Intervenção (PI), intitulado como: DA PRISÃO A ARTE DA LIBERTAÇÃO: práticas de reintegração social e empoderamento feminino no Presídio Regional de Paulo Afonso, Bahia. Confeccionado como requisito de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de especialização em educação em gênero e direitos, que está sendo finalizado na Universidade Federal da Bahia- UFBA. O projeto partiu da constatação da necessidade de programas de reintegração dentro do presídio pesquisado, na medida em que nesse mesmo campo foi realizada uma pesquisa de monografia referente a graduação em pedagogia, ao qual foi defendida no ano de 2015 pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL, sendo aprimorada na pesquisa de dissertação do mestrado em educação do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Sergipe- UFS, esta que foi publicada no ano de 2018. Destarte, as pesquisas forneceram diagnósticos e análises pertinentes, aos quais poderão ser alvo de ação para a transformação da realidade, desta vez por meio de um projeto de intervenção. Portanto, o objetivo geral diz respeito a proporcionar práticas de reintegração social voltadas para as mulheres encarceradas no Presídio Regional de Paulo Afonso, Bahia, utilizando estratégias pedagógicas com base nos recursos artísticos e educacionais, fomentando o processo de empoderamento feminino dentro da prisão rumo a libertação dos corpos e da mente, centrando na perspectiva de transversalização de gênero e direitos humanos das mulheres. O método do projeto aplicado será o abstrato dedutivo, pautado de pesquisas quantitativas, trazendo a população, a amostragem e a técnica de coleta de dados, assim como a metodologia de pesquisa-ação. Os resultados, diz respeito ao que se espera do projeto de intervenção, considerando que se encontra no período de sistematização e melhoramento da proposta.

     

  • Palavras-chave
  • Prisão. Libertação. Educação. Arte. Mulheres
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação em Prisões
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

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Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
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Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900