O presente artigo se propõe a desmistificar algumas compreensões equivocadas da comunidade ouvinte em relação a comunidade surda, a LIBRAS, seu ensino e sua estrutura, além de abordar sua contextualização histórica, seguida de aspectos pedagógicos referentes ao processo de alfabetização, bem como da formação do professor para atender às necessidades desse público. O estudo utilizou-se metodologicamente de análises teóricas baseadas nas concepções de Candau (1987), Gesser (2009), Ghirardi (1999), Larrosa (2001), Menezes (2001), Padden (1996) Perello (1978), Quadros (1997), Stella (2013), na lei n° 10.436 (que reconhece oficialmente a Línguas Brasileira de Sinais) e noo Decreto 5.626/05 (que estabelece a inclusão da LIBRAS como disciplina curricular obrigatória na formação de professores). A partir do referencial teórico estudado, percebemos que há uma necessidade de maior esclarecimento na sociedade acerca de pensamentos historicamente construídos e cristalizados pelos ouvintes, relacionados a comunicação com a comunidade surda, além da constatação de que as escolas e os professores ainda não estão preparados para atender ao processo de inclusão e alfabetização de crianças surdas no contexto de uma sala de aula plural, mesmo esta sendo uma Lei, devido a ausência de uma formação inicial que prepare o professor para atuar frente às diferentes realidades educacionais, as formações continuadas realizadas pelo sistema educacional, que são raras e pouco eficazes, assim como a não efetivação das políticas públicas de atendimento às pessoas com deficiências, diante das dificuldades na estrutura física e profissional das nossas escolas.
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900