Este trabalho levantará a problemática da formação de dirigentes sindicais dos trabalhadores da educação, a fim de saber como se dá esse processo. Além da formação, também problematizaremos a lei nº 13.467 de 13 julho de 2017, que trouxe diversas mudanças à legislação trabalhista, mudanças estas que, têm causado muitas dúvidas aos trabalhadores, por isso, a importância de questionarmos como o sindicato tem trabalhado esta temática com os profissionais da educação. Esta pesquisa adotou como método de coleta de dados a entrevista estruturada e dirigida. A entrevista foi desenvolvida durante uma reunião com os (as) diretores (as) da APLB Sindicato, em uma mesa redonda sobre a temática mencionada a cima. Sobre a formação sindical, os (as) diretores (as), falaram que ela se dá de forma ampla, desde a participação em assembleias, passando por cursos e congressos promovidos pelo movimento sindical, até a troca de experiências com os membros mais antigos do sindicato, porém acreditam que o ponto chave para esta formação, se dá no fazer diário do trabalho sindical. Ao serem indagados sobre a reforma trabalhista, argumentaram que a reforma está provocando tanto no judiciário quanto nos sindicatos, a necessidade de orientar o trabalhador. Essa reforma que traz o negociado sobre o legislado, na visão do sindicato, aumentará o assedio moral do patrão frente o empregado. “Essa reforma é perversa para o trabalhador”, disse a diretora. Os trabalhadores da educação têm um histórico de luta pela valorização do trabalho do educador, pela melhoria das condições de trabalho e pela melhoria na qualidade da educação empregada no nosso sistema educacional. Agora, mais do que nunca, todos estes desafios ficam ainda maiores com a implementação dessa reforma trabalhista.
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900