AS REDES SOCIAIS E A GERAÇÃO DOS NATIVOS DIGITAIS: A RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA E APRENDIZAGEM

  • Autor
  • Isis Nalba Albuquerque Cardoso
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho pondera as redes sociais virtuais e sua relação com a geração dos denominados nativos digitais, considerando ainda, nesse cenário, o elo entre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) e a aprendizagem. A pesquisa pressupõe a conjuntura da escola contemporânea em sua forma presencial, preponderantemente de ensino fundamental e médio, e avalia os conceitos de redes sociais virtuais e nativos digitais relacionando-os com a prática de novos modelos didático-pedagógicos, baseados no uso de aparelhos móveis como tablets e smartphones, com objetivos educativos, em prol da aprendizagem dos discentes. O tripé que alicerça essa proposta, constituído pelas tecnologias, os nativos digitais e a escola, foi analisado limitando à área social da ciência, utilizando como forma o método hipotético-dedutivo, de natureza qualitativa. Afora da contextualização das redes sociais virtuais e, de forma mais ampla das TDICS, com os jovens em idade escolar o objetivo desta pesquisa é ainda propor novas metodologias e estratégias pedagógicas diversas das tradicionais que o professor possa utilizar em sala de aula, além de expor as redes sociais virtuais como ferramenta de ensino e ambiente de interação, construção de conhecimento e aprendizagem. Para solidificar esse estudo foram pesquisadas bibliografias de estudiosos como Paulo Freire, Henry Jenkins, Pierre Lévy, John Palfrey e Urs Gasser, Marc Prensky entre outros. Os resultados aludem que o desenvolvimento das novas TDICS exigiram inovações em diferentes áreas, dentre elas a educação. Os jovens, nativos digitais, acompanham a celeridade das tecnologias, por esse motivo, a utilização de novas práticas pedagógicas e diferentes ferramentas pode proporcionar experiências educacionais inovadoras, além do comprometimento e maior envolvimento dos discentes.

  • Palavras-chave
  • Redes Sociais Virtuais, Nativos Digitais, Tecnologias, Escola
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Juventudes
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

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MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
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Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900