A concepção de que o conceito de juventude permeia caminhos mais complexos, heterogêneos e plurais permite uma discussão para além de um reducionismo de idade biológica a que o conceito permanece muitas vezes limitado. A partir deste entendimento, podemos desconstruir estereótipos atribuídos a maioria dos professores: a imagem de alguém com práticas tradicionais, pouco flexível e com idade biológica avançada. A cultura digital e o universo dos jogos digitais vêm contribuir nesta discussão em torno de como os professores também apresentam aptidões que estudantes/jogadores adolescentes também apresentam. Neste sentido, a pergunta norteadora deste estudo foi: como professores de escolas públicas do Estado de Alagoas se aproximam pedagogicamente do universo dos jogos digitais online do Google Play? As hipóteses que sustentaram o estudo foram de que 1) professores com idades mais avançadas experimentam jogos digitais na mesma perspectiva que professores mais jovens; 2) professores com idade biológica mais avançada contextualizam os conceitos apresentados nos jogos digitais com conteúdos curriculares sem dificuldades. Utilizamos a abordagem qualitativa de natureza exploratória. Os dados foram coletados com base na técnica de observação participante e registro em diário de bordo. A análise se baseou nos pressupostos de análise de conteúdo de Bardin (2011) no tocando aos planos de aula desenvolvidos pelos professores. Como resultado, os professores apresentaram aproximações com o contexto da cultura digital, jogos digitais online e a capacidade de articular os conceitos/conteúdos destes artefatos culturais com conteúdos formais da prática profissional, o que sustenta que o conceito de juventudes vai além do conceito biológico e abrange sujeitos de diferentes idades e perspectivas históricas e socioculturais.
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900