Professores também são jovens: concepções sobre o uso de jogos digitais online nas escolas públicas do Estado

  • Autor
  • Douglas Carvalho de Amorim
  • Resumo
  • A concepção de que o conceito de juventude permeia caminhos mais complexos, heterogêneos e plurais permite uma discussão para além de um reducionismo de idade biológica a que o conceito permanece muitas vezes limitado. A partir deste entendimento, podemos desconstruir estereótipos atribuídos a maioria dos professores: a imagem de alguém com práticas tradicionais, pouco flexível e com idade biológica avançada. A cultura digital e o universo dos jogos digitais vêm contribuir nesta discussão em torno de como os professores também apresentam aptidões que estudantes/jogadores adolescentes também apresentam. Neste sentido, a pergunta norteadora deste estudo foi: como professores de escolas públicas do Estado de Alagoas se aproximam pedagogicamente do universo dos jogos digitais online do Google Play? As hipóteses que sustentaram o estudo foram de que 1) professores com idades mais avançadas experimentam jogos digitais na mesma perspectiva que professores mais jovens; 2) professores com idade biológica mais avançada contextualizam os conceitos apresentados nos jogos digitais com conteúdos curriculares sem dificuldades. Utilizamos a abordagem qualitativa de natureza exploratória. Os dados foram coletados com base na técnica de observação participante e registro em diário de bordo. A análise se baseou nos pressupostos de análise de conteúdo de Bardin (2011) no tocando aos planos de aula desenvolvidos pelos professores. Como resultado, os professores apresentaram aproximações com o contexto da cultura digital, jogos digitais online e a capacidade de articular os conceitos/conteúdos destes artefatos culturais com conteúdos formais da prática profissional, o que sustenta que o conceito de juventudes vai além do conceito biológico e abrange sujeitos de diferentes idades e perspectivas históricas e socioculturais.

  • Palavras-chave
  • Juventudes. Jogos digitais online. Professores. Planejamento.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Juventudes
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

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ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
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MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
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SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA

 

 

Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900