RISO E ESTRIDÊNCIA PARRÉSICA NA EDUCAÇÃO

  • Autor
  • Ibrahim Camilo Ede Campos
  • Resumo
  •  

    O presente artigo devota-se a explorar as possibilidades e limites de se incorporar o riso aos processos educativos, prática escassa nos espaços pedagógicos. Para tanto, realiza-se uma breve teorização sobre o riso, seguida de uma crítica filo-pedagógica a partir da qual se defende uma relação de transitividade entre a vida e escola, em sentido ético e estético, por meio da infiltração (inserção) e filtragem (seleção) do riso nas teorias e espaços educativos. A partir de uma mobilização do riso no discurso retórico para a parrésia, uma das técnicas fundamentais de prática de si estudada por Michel Foucault, defende-se uma problematização da experiência escolar que supere os limites do logocentrismo e da austeridade na Educação.

     

  • Palavras-chave
  • Riso, educação, parrésia, retórica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Infantil
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

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ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
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MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
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MARINA REBECA SARAIVA       
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Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900