ENCCEJA, sistema prisional e artesanato intelectual: produção de sentidos

  • Autor
  • Rafael Felix Leite
  • Co-autores
  • Beatriz Medeiros de Melo
  • Resumo
  •  

    No artigo em tela discutiremos a condição das Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) à luz da Teoria Crítica, da memória e dos princípios do “artesanato intelectual” de Wright Mills. No ano de 2013, à convite da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF), realizamos intervenção artística no Complexo Penitenciário da Papuda (CPP), no Presídio do Distrito Federal I (PDF-I) e PDF-II, ambos localizados em São Sebastião/DF. A temática foi “violência doméstica e familiar”, implementada no intuito de sensibilizar a população carcerária masculina sobre possíveis temas de redação para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Neste artigo, produzido no contexto do ingresso recente do autor no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnologia (ProfEPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), retomaremos essa experiência do passado para discutir criticamente o cenário e as relações sociais que se desdobram nos presídios e recuperar seus sentidos a partir da análise de diários produzidos naquele momento, da memória e do princípio do “artesanato intelectual” proposto por Mills. O resultado se apresenta a partir de um percurso que orienta e dá sentido ao trajeto intelectual do autor no presente momento.

  • Palavras-chave
  • Sistema prisional, Educação prisional, artesanato intelectual
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação em Prisões
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

  • Educação do Campo
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Comissão Organizadora

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ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
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MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
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MARINA REBECA SARAIVA       
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WALTER MATIAS DE LIMA

 

 

Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900