Este artigo traz uma reflexão acerca da formação inicial do professor no tocante à inclusão de
pessoas com deficiência e evidencia as possibilidades formativas de um projeto de sensibilização – a
exposição tátil, realizada pelo Núcleo de Acessibilidade da Ufal. Nessa perspectiva, teve como
objetivo apreender as significações constituídas por estudantes de licenciaturas acerca da utilização
dos elementos da exposição tátil “O mundo em nossas mãos” para inclusão de alunos com
deficiência visual e suas possibilidades para a formação inicial. Essa pesquisa se fundamenta na
Psicologia Sócio-Histórica (PSH), em que 12 estudantes de diversas licenciaturas participaram e que
a produção de dados se deu através da entrevista estruturada. Para análise foi utilizada a técnica dos
Núcleos de Significação (NS). Foi construído o NS “A gente tem agora um outro olhar”. Os resultados
evidenciaram que a exposição tátil proporcionou aos participantes se colocar no lugar da pessoa
cega, ainda que momentaneamente, e conhecer as suas dificuldades. Um dos indicadores discutido
foi referente à formação docente e constatou que em termos de educação inclusiva, essa era
incipiente na formação inicial. A formação docente, sobretudo a inicial, não traz elementos suficientes
para a promoção de uma prática pedagógica inclusiva. Então, concluiu-se que a exposição tátil trouxe
contribuições nesse âmbito, despertou nos participantes um novo olhar para a inclusão, com os
recursos pedagógicos que possibilitaram a participação e a interação de todas as pessoas,
independentemente de ter deficiência ou não.
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900