EXPOSIÇÃO TÁTIL: contribuições para uma formação docente inclusiva

  • Autor
  • Maria Quitéria da Silva
  • Co-autores
  • Eliane Cristina Moraes de Lima , Neiza de Lourdes Frederico Fumes
  • Resumo
  • Este artigo traz uma reflexão acerca da formação inicial do professor no tocante à inclusão de
    pessoas com deficiência e evidencia as possibilidades formativas de um projeto de sensibilização – a
    exposição tátil, realizada pelo Núcleo de Acessibilidade da Ufal. Nessa perspectiva, teve como
    objetivo apreender as significações constituídas por estudantes de licenciaturas acerca da utilização
    dos elementos da exposição tátil “O mundo em nossas mãos” para inclusão de alunos com
    deficiência visual e suas possibilidades para a formação inicial. Essa pesquisa se fundamenta na
    Psicologia Sócio-Histórica (PSH), em que 12 estudantes de diversas licenciaturas participaram e que
    a produção de dados se deu através da entrevista estruturada. Para análise foi utilizada a técnica dos
    Núcleos de Significação (NS). Foi construído o NS “A gente tem agora um outro olhar”. Os resultados
    evidenciaram que a exposição tátil proporcionou aos participantes se colocar no lugar da pessoa
    cega, ainda que momentaneamente, e conhecer as suas dificuldades. Um dos indicadores discutido
    foi referente à formação docente e constatou que em termos de educação inclusiva, essa era
    incipiente na formação inicial. A formação docente, sobretudo a inicial, não traz elementos suficientes
    para a promoção de uma prática pedagógica inclusiva. Então, concluiu-se que a exposição tátil trouxe
    contribuições nesse âmbito, despertou nos participantes um novo olhar para a inclusão, com os
    recursos pedagógicos que possibilitaram a participação e a interação de todas as pessoas,
    independentemente de ter deficiência ou não.

  • Palavras-chave
  • Formação Docente, Recursos Pedagógicos, Inclusão.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Inclusiva
Voltar Download

O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

  • Educação do Campo
  • Educação, Gênero e Diversidade
  • Educação Inclusiva
  • Educação Indígena
  • Educação Infantil
  • Educação de Jovens, Adultos e Idosos
  • Educação e Juventudes
  • Educação e Medidas Socioeducativas
  • Educação em Prisões
  • Educação e Relações Étnico-Raciais
  • Educação Sindical
  • Educação e Meio Ambiente
  • Educação e Formação de Professores

Comissão Organizadora

MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  

ERALDO DE SOUZA FERRAZ

MARINA REBECA SARAIVA

Comissão Científica

ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA       
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA    
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES     
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA    CAROLINA NOZELLA GAMA        
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS       
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA        
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS      
EDNA CRISTINA DO PRADO        
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
IDNELMA LIMA DA ROCHA       
JAILTON DE SOUZA LIRA       
LENIRA HADDAD    
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
MARIA DOLORES FORTES ALVES       
MARIANA GUEDES RAGGI       
MARINA REBECA SARAIVA       
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ       
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES       
ROSEMEIRE REIS DA SILVA      
SILVANA PAULINA DE SOUZA       
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA

 

 

Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900