A EDUCAÇÃO BÁSICA E O PROCESSO CRIATIVO MUSICAL: A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Autor
  • Marcel Silva Garrido
  • Co-autores
  • Danila Lima de Souza , Franciele Gomes Alves
  • Resumo
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    Este trabalho surgiu a partir de estudos do Núcleo de Expressão Artística (NEART), da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão, e tem como objetivo conhecer as práticas musicais de ensino-aprendizagem nas escolas públicas de educação básica, por meio do ensino de música nessas escolas. Também discute a relação dos alunos com a música em sala de aula, e os benefícios que esta arte traz para o processo educacional e para formação do indivíduo como ser pensante e formador de opinião. Compreende que a música deve ser trabalhada nas escolas como ferramenta didática em auxilio no processo de aprendizagem das disciplinas curriculares, e também como disciplina curricular, não limitando as potencialidades de desenvolvimento cognitivo proporcionada por essa linguagem artística a momentos de descontração que objetivam diminuir as dificuldades de compreensão e assimilação dos conteúdos de aprendizagem das disciplinas escolares. Sabe-se que existem escolas em que os alunos possuem dificuldades de aprendizagem e as aulas não são interessante para eles. Neste contexto, a falta de apropriação sobre o uso da música quanto recurso didático não aproveita, de maneira ampla, os benefícios que esta traz para o aprendizado dos alunos. Em nossa região temos várias riquezas culturais de ordem musical que podem ser aproveitadas em sala de aula. Essa condição possibilita aos professores trabalhar várias áreas com relação as disciplinas escolares utilizando a capacidade criativa musical dos alunos. Nesse contexto a música serve, não somente para descontrair e facilitar a aprendizagem de conteúdo escolar, mas como apoio para formação humana, do caráter e também do equilíbrio emocional, ampliando a concentração, e proporcionando o desenvolvimento cognitivo. Diante das inúmeras possibilidades que a música pode trazer em relação a benefícios de aprendizagem e formação humana, este artigo discute sobre o aproveitamento da música na sala de aula, considerando o potencial musical dos estudantes, e a importância da música como ferramenta de ensino.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Básica, Ensino-aprendizagem, Educação Artística, Música
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Medidas Socioeducativas
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

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Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
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Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900