O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS ATÍPICAS NO CMEI FÚLVIA ROSEMBERG: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA DESCONSTRUIR PARADIGMAS!

  • Autor
  • Waleska Vasconcellos Brito
  • Resumo
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    É cada vez mais intenso o número de crianças atípicas sendo matriculadas na educação infantil e que frequentam a rede pública ou privada, pois amparadas por bases legais, esse público tem alcançado significativas conquistas. No entanto, a essas crianças, não basta apenas garantir-lhes o direito a matrícula, mas também condições de autêntica inclusão que permitirão a interação destas com as ditas crianças típicas. Nesse processo, possibilitar diálogos com as famílias das crianças (típicas e atípicas) matriculadas é de suma importância, a fim de desconstruir conceitos equivocados que por vezes estão enraizados no nosso imaginário e que implicam no processo de inclusão das crianças atípicas. No Município de Maceió, será realizado entre os dias 27 de novembro a 02 de dezembro a semana do bebê, que consiste em um evento que procura discutir diversas temáticas na área da primeira infância destacando a participação dos familiares e profissionais das diversas áreas na educação, cuidado e proteção das crianças; sendo assim, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Fúlvia Rosemberg, como instância que cotidianamente vivencia experiências com bebês e crianças, pensou em possibilitar momentos de rodas de conversa com os familiares das crianças matriculadas nesse CMEI, de modo que no dia 29 de novembro, será mediado por mim, enquanto profissional de apoio de uma criança atípica nesse CMEI, uma roda de conversa com os familiares a respeito da urgência em repensar visões distorcidas referentes as crianças atípicas, bem como relatos de avanços significativos apresentados por uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculada nesse CMEI, quando lhe foi permitido o direito de interagir com as demais.

     

  • Palavras-chave
  • Crianças Atípica, Bases Legais, Interação, Autêntica inclusão, Familiares, Roda de Conversa, TEA, CMEI Fúlvia Rosemberg
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Inclusiva
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

  • Educação do Campo
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  • Educação e Relações Étnico-Raciais
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  • Educação e Formação de Professores

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ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
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LENIRA HADDAD    
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
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MARINA REBECA SARAIVA       
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WALTER MATIAS DE LIMA

 

 

Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900