USO DE DROGAS: PERSPECTIVAS DE PREVENÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

  • Autor
  • Laudenice Barbosa Bispo
  • Resumo
  • RESUMO

    O presente artigo- Uso de drogas: perspectivas de prevenção no contexto escolar, é fruto de um trabalho desenvolvido na Escola Ensino Fundamental e Médio Professor Douglas Apratto Tenório, localizada no município de Campo Grande- AL, com intuito de promover uma orientação necessária para o uso abusivo das drogas, no sentido de prevenir, reduzindo riscos e danos entre crianças e adolescentes no contexto social. Como objetivos específicos: conscientizar a respeito do uso das drogas; promover debates em sala de aula; identificar o grau de conhecimento da turma a respeito das drogas; esclarecer de maneira objetiva, dúvidas e anseios da criança e do adolescente; tornar o indivíduo um ser crítico e capaz de discernir sobre a realidade do problema; elaborar cartazes sobre o tema em sala; criar um concurso de cartazes, sendo os mesmos espalhados em estabelecimentos públicos e outdoor; construir redações, músicas, poemas, dinâmicas e peças teatrais; colher depoimentos de ex-usuários; visitar centros de reabilitação; realizar pesquisas; promover pinturas sobre o tema, dentro do muro da escola e construir relatórios de avaliação por disciplina, ao término do trabalho. A fundamentação teórica teve por base, principalmente, os pressupostos de  Costa (1988, 1997), Zaluar (1994), Morim (1998), Castro (2001), que contribuíram para a para a construção do projeto. Assim, lidar com adolescente e jovem é um repensar da prática pedagógica, atentar-se para as mudanças que acontecem, a fim de elucidar e questionar conceitos e significados sobre a realidade existente. Cientes de que o nosso trabalho não se encerra por aqui deixamos a proposta de continuidade, pois precisamos de um olhar cuidadoso a cada ano letivo, no sentido de prevenção e intervenção no menor sinal de violência na escola, assim teremos a certeza de nosso papel enquanto educadores e transformadores de uma sociedade mais justa e igualitária.

  • Palavras-chave
  • Projeto, Prevenção, Intervenção.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Medidas Socioeducativas
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

  • Educação do Campo
  • Educação, Gênero e Diversidade
  • Educação Inclusiva
  • Educação Indígena
  • Educação Infantil
  • Educação de Jovens, Adultos e Idosos
  • Educação e Juventudes
  • Educação e Medidas Socioeducativas
  • Educação em Prisões
  • Educação e Relações Étnico-Raciais
  • Educação Sindical
  • Educação e Meio Ambiente
  • Educação e Formação de Professores

Comissão Organizadora

MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  

ERALDO DE SOUZA FERRAZ

MARINA REBECA SARAIVA

Comissão Científica

ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA       
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA    
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES     
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA    CAROLINA NOZELLA GAMA        
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS       
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA        
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS      
EDNA CRISTINA DO PRADO        
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
IDNELMA LIMA DA ROCHA       
JAILTON DE SOUZA LIRA       
LENIRA HADDAD    
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
MARIA DOLORES FORTES ALVES       
MARIANA GUEDES RAGGI       
MARINA REBECA SARAIVA       
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ       
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES       
ROSEMEIRE REIS DA SILVA      
SILVANA PAULINA DE SOUZA       
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA

 

 

Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900