No que se refere à Educação Inclusiva no Ensino Superior, quando são estabelecidas as condições necessárias para o desenvolvimento acadêmico do universitário com deficiência, o processo de inclusão começa a ser efetivado Mas, é imprescindível que essas ações inclusivas acompanhe esse aluno ao longo da sua graduação. (CALHEIROS; FUMES, 2016). A partir disso, a pesquisa visa investigar a dimensão subjetiva da realidade escolar, focando, nas significações constituídas pelos professores e suas relações com o processo de (trans)formação do indivíduo como ser mediado pela história e pela cultura. Dessa maneira, o presente relatório apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa e está pautado na perspectiva Sócio-Histórica. A participante dessa pesquisa foi uma professora universitária do curso de Educação Física e também contou com a participação de uma professora convidada e dois consultores colaborativos. Assim, os instrumentos e procedimento de produção de dados utilizados foram, a observação participante com filmagem, autoconfrontação Simples (ACS) e autoconfrontação Cruzada (ACC). Como instrumento metodológico para a análise dos dados utilizamos a Análise de Conteúdo.A partir da análise da ACS e ACC do episódio 6, que trata-se de um trabalho em grupo sobre os métodos de alongamento, foram construídas duas categorias. Assim, intitulamos a primeira categoria por “Prática pedagógica em uma perspectiva inclusiva”, pois notamos especificidades na prática pedagógica da professora participante e a segunda categoria foi nomeada por “Inclusão na Educação Superior: o papel das instituições nesse processo”, uma vez que foi analisado a maneira que a instituição de Educação Superior garantia a permanência dos alunos com deficiência na graduação. Através das Autoconfrontações, a professora participante constituiu nas aulas novas significações aos recursos necessários para a inclusão, já que essas novas significações foram constituídas por suas vivências durante a pesquisa e isso contribuiu para o aprimoramento de sua prática pedagógica inclusiva. Além disso, a professora convidada auxiliou nesse processo, pois ao longo de suas falas indicava e motivava que a professora agregasse outros conhecimentos e estratégias para promover a inclusão do aluno com deficiência, levando em consideração o processo ensino-aprendizagem de todos.
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900