O presente artigo resulta de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de uma pós-graduação em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, que teve como objetivo avaliar, através de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, os Jogos e as Simulações Empresariais como ferramentas para a prática educativa em sala de aula. Os resultados deste TCC permitiram esta reflexão sobre o engajamento de juventudes sócio-históricas do interior do Estado de Alagoas, na preparação para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, em contraste com as condições materiais precárias a que são submetidos nas comunidades em que vivem. Thiollent (1986), Antunes (2011), Alves (2015), Sobral e Peci (2008), Tripp (2005) e outros autores deram suporte teórico à efetivação do trabalho. Constituíram-se como sujeitos desta pesquisa-ação 63 (sessenta e três) alunos do Curso Técnico Subsequente de Administração de Empresas, do Instituto Federal de Alagoas, Campus Viçosa. O texto está organizado em três seções, além da introdução e das considerações finais. Na primeira seção apresentamos o desafio das juventudes sócio-históricas do interior do estado na qualificação e preparação para entrada no mercado de trabalho. A segunda atém-se no uso da Teoria dos Jogos Empresariais para uma ação docente que seja eficaz no despertar do desejo do aluno em aprender e conscientização da realidade. As reflexões que o trabalho permitiu são apresentadas na terceira seção, e demonstram o quanto que a utilização de ferramentas criativas que estimulem o interesse do aluno são importantes ao se tratar de juventudes sócio-históricas com condições socioeconômicas de baixa renda.
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900