GEOGRAFIA ESCOLAR E O COMBATE AO PRECONCEITO E À DISCRIMINAÇÃO percepção dos alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Maceió

  • Autor
  • José Aléxio Gomes dos Santos
  • Co-autores
  • Luís Felipe da Silva Costa , Denis Rocha Calazans
  • Resumo
  • A forma como os alunos enxergam a Geografia Escolar vem mudando nas últimas décadas. A visão de uma disciplina mnemônica e apolítica vem cedendo espaço para uma visão em que a Geografia se apresenta como uma ciência ativa, que analisa o espaço geográfico e que consegue agir sobre ele, decifrando-o e transformando-o. Mas essa visão, além de estar mudando lentamente, ainda está voltada para questões econômicas, políticas e sociais, e nesse último caso, a sociedade vista do ponto de vista populacional censitário, focado em aspectos como reprodução, pirâmides etárias e distribuição territorial da população. Questões atuais como preconceito, discriminação e gênero são novidades, inclusive para alguns professores. Nesse sentido, foi proposto por um grupo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Geografia (PIBID Geografia) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) investigar a percepção dos alunos do Ensino Médio Integrado de uma escola pública da cidade de Maceió, estado de Alagoas, sobre o papel da Geografia no combate ao preconceito e à discriminação, ao tempo em que se investigou, também, como esses alunos se expressam em relação a essa temática. O trabalho visou, entre outros aspectos, iniciar os pibidianos no campo da pesquisa, objetivando com a formação do professor-pesquisador. O trabalho foi realizado em quatro turmas, sendo dois primeiros anos e dois segundos anos. A aquisição de dados foi feita através de questionário, utilizando questões abertas e fechadas. Os resultados mostraram que os alunos não se acham preconceituosos, apesar de demonstrarem muitas atitudes discriminatórias ao longo das respostas às perguntas do questionário. Os alunos também se mostraram divididos em relação ao papel da Geografia no combate ao preconceito e à discriminação, sendo os primeiros anos mais enfáticos em apontar outras disciplinas como Sociologia, Filosofia e História, como mais indicadas para trabalhar com essas temáticas.

  • Palavras-chave
  • Preconceito, Discriminação, Gênero, Geografia Escolar.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação, Gênero e Diversidade
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

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MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
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Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900