AUTOAVALIAÇÃO EM UMA ESCOLA DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS PERTENCENTE À REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MACEIÓ: EMPODERAMENTO E AUTONOMIA

  • Autor
  • MARIA DAS GRAÇAS CORREIA GOMES
  • Co-autores
  • Ana Patricia Calheiros Santos
  • Resumo
  •  

    O presente artigo tem como objetivo expor sobre a experiência de Autoavaliação implantada em uma escola da Rede municipal de Maceió que atende a modalidade da Educação de Jovens, adultos e Idosos (EJAI), com ênfase em dois aspectos considerados essenciais para o desenvolvimento e melhoria da qualidade da escola pública: o empoderamento e a autonomia. A Autoavaliação consta na Portaria nº. 107 de 07 de junho de 2017, que cria o Sistema de Avaliação Educacional do município de Maceió, no qual estabelece as competências que deverão ser administradas pela Coordenadoria/Setor de Avaliação Educacional (SAVE), da Secretaria Municipal de Educação. A metodologia utilizada é a investigação-ação e pesquisa-formação, com uma abordagem mista – quantitativa-qualitativa (Shaffer, Serlin, 2004), recorrendo a vários procedimentos metodológicos e instrumentos de coleta e análise de dados, tais como entrevistas, grupos focais, questionários, observação e relatos das comissões de autoavaliação de escolas-CAAVE. Diante dos dados buscou-se analisá-los e propor ações alternativas no intuito de solucionar os problemas detectados, demonstrando, assim, independência e corroborando para uma escola autônoma. Como pilares teóricos elegem-se, dentre outros autores, Gadotti (2003); Libâneo (2004); Lück (2012); Alaiz, Góis e Gonçalves (2003); Alves e Correia, (2009); Leite e Fernandes (2014); Oliveira (2016); Marinho (2014). Os resultados alcançados têm direcionado a escola para um autoconhecimento e uma gestão compartilhada em que toda comunidade educativa atua em prol de objetivos comuns, um deles é garantir a aprendizagem dos estudantes.

     

  • Palavras-chave
  • Autoavaliação. Escola Pública. Empoderamento. Autonomia. Gestão democrática.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação de Jovens, Adultos e Idosos
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

  • Educação do Campo
  • Educação, Gênero e Diversidade
  • Educação Inclusiva
  • Educação Indígena
  • Educação Infantil
  • Educação de Jovens, Adultos e Idosos
  • Educação e Juventudes
  • Educação e Medidas Socioeducativas
  • Educação em Prisões
  • Educação e Relações Étnico-Raciais
  • Educação Sindical
  • Educação e Meio Ambiente
  • Educação e Formação de Professores

Comissão Organizadora

MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  

ERALDO DE SOUZA FERRAZ

MARINA REBECA SARAIVA

Comissão Científica

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CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS       
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA        
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS      
EDNA CRISTINA DO PRADO        
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
IDNELMA LIMA DA ROCHA       
JAILTON DE SOUZA LIRA       
LENIRA HADDAD    
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
MARIA DOLORES FORTES ALVES       
MARIANA GUEDES RAGGI       
MARINA REBECA SARAIVA       
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ       
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MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES       
ROSEMEIRE REIS DA SILVA      
SILVANA PAULINA DE SOUZA       
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA

 

 

Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900