TRAJETÓRIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL: a História como instrumento para formar a identidade brasileira

  • Autor
  • Artur Alexandre de Mendonça Leite
  • Co-autores
  • Roseane Maria de Amorim
  • Resumo
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    Este trabalho consiste em parte de uma pesquisa apresentada como trabalho de conclusão de curso, no ano de 2017, a Universidade Federal de Alagoas para a obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia. Ele apresenta as trajetórias do Ensino de História no Brasil, desde a inserção da disciplina História nos currículos nacionais, ainda no século XIX, até a contemporaneidade. Seu objetivo é discutir o caráter sócio-político atribuído à disciplina compreendida no correr da História do Brasil como instrumento para forjar uma identidade nacional harmônica através do ensino. Metodologicamente, consiste em uma pesquisa qualitativa, pois seu objeto de estudo é mais bem compreendido no contexto que ocorre e do qual é parte. Como referencial teórico utilizamos trabalhos de: Mathias (2011); Masetto (1997); Bittencourt (2010); Silva (2015); Wendt (2014); Neto, et al. (2014); Ferreira e Franco (2009); Nadai (1993); Pesavento (2003), entre outros. Concluímos que o Ensino de História é um importante instrumento para forjar identidades brasileiras, sendo modificado e readequado a cada mudança social marcante em nossa sociedade, demonstrando de forma mais explicita a dimensão sócio-político da educação.

     

  • Palavras-chave
  • História. Ensino de História. Identidade nacional. Educação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Formação de Professores
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

  • Educação do Campo
  • Educação, Gênero e Diversidade
  • Educação Inclusiva
  • Educação Indígena
  • Educação Infantil
  • Educação de Jovens, Adultos e Idosos
  • Educação e Juventudes
  • Educação e Medidas Socioeducativas
  • Educação em Prisões
  • Educação e Relações Étnico-Raciais
  • Educação Sindical
  • Educação e Meio Ambiente
  • Educação e Formação de Professores

Comissão Organizadora

MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  

ERALDO DE SOUZA FERRAZ

MARINA REBECA SARAIVA

Comissão Científica

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ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA    
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ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA    CAROLINA NOZELLA GAMA        
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS       
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA        
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS      
EDNA CRISTINA DO PRADO        
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
IDNELMA LIMA DA ROCHA       
JAILTON DE SOUZA LIRA       
LENIRA HADDAD    
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
MARIA DOLORES FORTES ALVES       
MARIANA GUEDES RAGGI       
MARINA REBECA SARAIVA       
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ       
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES       
ROSEMEIRE REIS DA SILVA      
SILVANA PAULINA DE SOUZA       
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA

 

 

Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900