O trabalho apresentado tem por finalidade propor ao público alvo voltado para educação uma reflexão sobre o perfil da formação acadêmica dos docentes do sistema prisional de Maceió, uma vez que o direito a educação é para todos. Para a pesquisa que ainda está em andamento será utilizado como base autores que referenciam a temática em questão, tais como Focault, 1984, 1987, Tardif, 2014, Onofre, 2011,Valença, 2001 e as leis brasileiras que dispõe de todos aparatos legais referente a temática em questão dentre outros. O artigo ressalta que no presente momento 100% dos docentes do sistema prisional de Maceió são monitores, segundo informações cedidas pelo coordenador pedagogico do sistema prisional de Maceió e da Escola Paulo Jorge, situação essa que tras certos prejuizos para o processo de aprendizagem dos apenados, pois os docentes ao realizar o concurso público de educação do Estado de Alagoas, são nomeados e enviados ao novo setor de trabalho (sistema prisional) sem ao menos ter sido informado anteriormente, não sendo exigida nenhuma formação especifíca, especialização ou minicurso específico em educação nas prisões, sabendo que a sala de aula na prisão porta de suas singularidades, nas quais se diferenciam de uma sala de aula convencional. Já para os docentes observa-se os prejuízos emocionais, profissionais com a desvalorização da profissão uma vez que mesmo formados são tidos como monitores (aquele que ajuda na escolarização), sem ter os direitos trabalhistas que lhes são garantidos por lei. Então essas foram as inquietações que surgiram após cursar a disciplina eletiva de Políticas públicas para educação em prisões, do 5º período do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas e assim me levou a pesquisar e refletir sobre a temática em questão. E nessa direção percebeu-se a necessidade formativa e diretiva para os docentes que lecionam neste ambiente e fico a refletir sobre o perfil da formação acadêmica do professor monitor em questão. Com isso o maior objetivo é identificar o perfil da formação acadêmica inicial e /ou formação continuada dos docentes atuantes no sistema prisional de Maceió, seguidos de objetivos secundários, que são conhecer o contexto prisional, em especial o de Maceió, observar quando e como se deu o processo educacional neste sistema, identificar como é feito o processo seletivo do docente (monitor) no sistema prisional de Maceió e suas exigências e observar se é ofertada algum tipo de formação para o docente que atua no sistema prisional. Para a elaboração deste artigo o método a ser utilizado será a herminêutica, como técnica o estudo de caso e como instrumentos observação, registros e entrevista por meio de questionário semiestruturado. Considerando que a pesquisa ainda está em andamento, pretende-se com este artigo fomentar a discursão da temática em questão, propondo assim uma reflexão a cerca da necessidade da oferta desta formação específica em questão.
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900