O PERFIL DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES (MONITORES) DO SISTEMA PRISIONAL DE MACEIÓ: A FORMAÇÃO EM QUESTÃO

  • Autor
  • Priscila Lúcia de Oliveira Marinho Alencar
  • Resumo
  •  

    O trabalho apresentado tem por finalidade propor ao público alvo voltado para educação uma reflexão sobre o perfil da formação acadêmica dos docentes do sistema prisional de Maceió, uma vez que o direito a educação é para todos. Para a pesquisa que ainda está em andamento será utilizado como base autores que referenciam a temática em questão, tais como Focault, 1984, 1987, Tardif, 2014, Onofre, 2011,Valença, 2001 e as leis brasileiras que dispõe de todos aparatos legais referente a temática em questão dentre outros. O artigo ressalta que no presente momento 100% dos docentes do sistema prisional de Maceió são monitores, segundo informações cedidas pelo coordenador pedagogico do sistema prisional de Maceió e da Escola Paulo Jorge, situação essa que tras certos prejuizos para o processo de aprendizagem dos apenados, pois os docentes ao realizar o concurso público de educação do Estado de Alagoas, são nomeados e enviados ao novo setor de trabalho (sistema prisional) sem ao menos ter sido informado anteriormente, não sendo exigida nenhuma formação especifíca, especialização ou minicurso específico em educação nas prisões, sabendo que a sala de aula na prisão porta de suas singularidades, nas quais se diferenciam de uma sala de aula convencional. Já para os docentes observa-se os prejuízos emocionais, profissionais com a desvalorização da profissão uma vez que mesmo formados são tidos como monitores (aquele que ajuda na escolarização), sem ter os direitos trabalhistas que lhes são garantidos por lei. Então essas foram as inquietações que surgiram após cursar a disciplina eletiva de Políticas públicas para educação em prisões, do 5º período do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas e assim  me levou a pesquisar e refletir sobre a temática em questão. E nessa direção percebeu-se a necessidade formativa e diretiva para os docentes que lecionam neste ambiente e fico a refletir sobre o perfil da formação acadêmica do professor monitor em questão. Com isso o maior objetivo é identificar o perfil da formação acadêmica inicial e /ou formação continuada dos docentes atuantes no sistema prisional de Maceió, seguidos de objetivos secundários, que são conhecer o contexto prisional, em especial o de Maceió, observar quando e como se deu o processo educacional neste sistema, identificar como é feito o processo seletivo do docente (monitor) no sistema prisional de Maceió e suas exigências e observar se é ofertada algum tipo de formação para o docente que atua no sistema prisional. Para a elaboração deste artigo o método a ser utilizado será a herminêutica, como técnica o estudo de caso e como instrumentos observação, registros e entrevista por meio de questionário semiestruturado. Considerando que a pesquisa ainda está em andamento, pretende-se com este artigo fomentar a discursão da temática em questão, propondo assim uma reflexão a cerca da necessidade da oferta desta formação específica em questão.

  • Palavras-chave
  • Direito, Educação em prisões, Apenados, Formação acadêmica, Docentes
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação em Prisões
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

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Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
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Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
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Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900