O ensino de música no Brasil é importante para o desenvolvimento artístico-educacional nacional e constitui parte relevante do processo de formação dos alunos da educação básica. A disciplina de artes incorpora os conteúdos de música, teatro, dança, artes visuais e plásticas. Contudo, em função dessa polivalência artística, as escolas não conseguem proporcionar as vivências e experiências em todas as linguagens artísticas com qualidade. Questões como a disponibilidade de recursos didáticos, livros específicos, instrumentos, materiais e espaços para ministrar aulas de música, assim como a ausência de professores com habilitação específica para trabalhar as linguagens artísticas, entre outros, são corriqueiras nas unidades escolares do país. Além disso, temos a questão da presença do professor de artes, que tem a obrigação de assumir a disciplina em função das necessidades das escolas em economizar com contratações de professores habilitados em linguagens artísticas específicas. Este artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios do ensino de música no Brasil e a formação polivalente em arte-educação focando em três aspectos considerados fundamentais para compreender a situação do ensino de música e as dificuldades dos professores de artes. Primeiro busca refletir sobre o ensino de música e a legislação educacional brasileira, em seguida busca entender as exigências do ensino de música e sua relação com a formação de professores e, na sequência busca compreender as relações entre a formação de professores, os documentos educacionais e o ensino de música na atualidade. Para alcançar os objetivos idealizados deste artigo realizamos uma revisão bibliográfica em busca de informações a respeito do histórico do ensino de música no país e o surgimento do professor/educador de artes polivalente cujos resultados nos levaram a aprofundar nosso entendimento sobre as exigências do ensino de música presentes nos documentos legislativos da educação nacional relacionando com as características formativas do professor polivalente. Por fim, essa ação nos levou a desenvolver a relação entre a formação de professores, as exigências do ensino de música na legislação atual e as práticas do ensino de música na atualidade. Discutimos as indefinições, ambiguidades e multiplicidades, afirmadas por Penna (2008), sobre a disciplina de artes em função dos objetivos do Parâmetro Curricular Nacional (PCN) de artes, da Base Curricular Nacional Comum, da LDB 9.394/96 e das suas alterações pelas leis 11.769/08 e 13.278/16. Caracterizando os desafios do ensino de música enfrentados pelos profissionais com formação superior em arte-educação e em música, que apontam para a necessidade de ajustes na legislação vigente. Concluindo que a formação continuada e as publicações de relatos de experiência das práticas de sala de aula têm auxiliados os arte-educadores nos desenvolvimentos de suas práticas.
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900