O presente artigo tem como foco tecer algumas análises e discussões relativas à disciplina de Artes na educação básica. Pretende-se fazer um diálogo, assim também como, a utilização das discussões tecidas nas aulas da disciplina Arte e Educação, no curso de Pedagogia de Formação docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)-Campus do Sertão. Tais análises têm como principal objetivo propiciar debates e reflexões em torno do papel da arte no contexto escolar, no que se refere ao ensino da arte e formação docente, e de que forma esta sendo trabalhada, vista, pensada e executada dentro das escolas de educação básica. Para melhor execução do trabalho utilizamos como metodologia, as discussões e análises durante as conversações entre docentes e discentes em aula de Arte e educação do curso de pedagogia desta mesma instituição de ensino superior, como também uma básica revisão bibliográfica de autores que tecem discussões relativas a temática apresentada como: LUCKESI (2009), HOFFMANN (2001), os autores vem tratar da avaliação da aprendizagem, ALAGOAS (2007), BRASIL (1997/1996), trata dos Paramentos Curriculares Nacionais, e LDB, vem fazer menção a regulamentação do regime de 9 (nove) anos; SILVA(2018),CHAGURIII, JUNG(2013), SOUZA(2010) que discutem sobre o papel da arte, entre outros autores. Assim, percebemos a necessidade da discussão do campo da arte dentro da educação, como enfoque de bastante relevância, na construção da identidade da disciplina, na qual se constitui, como também os desafios deste ensino na própria formação do professor e consequentemente em sua atuação em sala de aula, dando enfoque também as possibilidades de atuação nesta área.
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900