Este artigo é o resultado final de uma pesquisa que compôs a nota da disciplina de Projetos Integradores 2, desenvolvida durante o primeiro semestre de 2017. Inicialmente, a problemática (questionamento) a ser resolvida foi em quais campos fora do ambiente tradicionalmente escolar, o (a) pedagogo (a) atua. Objetivo central desta pesquisa é investigar e analisar tanto teoricamente quanto a partir de uma pesquisa de campo, a função do (a) pedagogo (a) dentro das instituições que trabalham com medidas socioeducativas para crianças e adolescentes que estão em conflito com a lei. A metodologia utilizada foi além da pesquisa teórica, partindo de uma revisão da literatura sobre o tema, em que basicamente foram utilizados dois artigos para fundamentar esta pesquisa: 1) a relação do jovem em conflito com a lei e a escola das autoras Aline Fávaro Dias e Elenice Maria Onofre, que defende a permanência do jovem em conflito com a lei na escola e; 2) a educação escolar do adolescente em conflito com a Lei: as medidas socioeducativas em estudo da autora Andreza Garcia Lopes, que discute o papel dos órgãos público na criação e manutenção financeira dessas medidas socioeducativas. Outro método utilizado para construir esse trabalho foi inserção na prática, isto é, uma pesquisa de campo, que foi previamente planejada a partir da elaboração de um questionário, que teve como público alvo as pedagogas que atuam dentro dos CREAS. Essa pesquisa de campo buscou investigar a função do (a) pedagogo (a) e sua experiência com as crianças e os adolescentes em conflito com a lei, utilizando as medidas socioeducativas para ressocializar estes jovens. Comparar a teoria (revisão da literatura) com a prática (pesquisa de campo) e a associação desta pesquisa com as disciplinas cursadas no segundo semestres do curso de Pedagogia da UFAL foram às formas de analisar os resultados obtidos nesta pesquisa. Nas considerações finais, nós levamos em consideração a contribuição desta pesquisa para a nossa formação como graduandas em Pedagogia, e uma análise geral das condições em que as pedagogas do CREAS trabalham, partindo da dependência das ações dos órgãos públicos, onde a falta de apoio do poder público na regeneração dessas crianças e adolescentes tem como consequência, na maioria dos casos, a volta dos mesmos ao mundo do crime.
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900