Atualmente existe um grande interesse no desenvolvimento de pesquisas sobre metodologias de ensino, sobretudo no que diz respeito à formação de professores. No Brasil ainda são pouco utilizadas e difundidas as Práticas Baseadas em Evidências (PBEs), mas sua importância vem crescendo. O presente trabalho almeja criar um modelo de gamificação para o ensino de práticas baseadas em evidências, visando a aprendizagem de conceitos básicos por alunos de graduação em Pedagogia. A gamificação vem ganhando visibilidade enquanto uma alternativa metodológica promissora. Gamificação é definida pela utilização de elementos do design de jogos em contextos não lúdicos a fim de estimular e motivar as pessoas a alcançarem algum objetivo específico. A partir de um delineamento de linha de base múltiplas, será desenvolvido e testado um programa de ensino com elementos de jogos para 10 alunos de um curso de Pedagogia de uma Universidade alagoana. O estudo será dividido em quatro momentos: 1) Definição do conteúdo e metodologia de ensino; (2) Definição dos elementos de game que serão utilizados; (3) Avaliação inicial (aplicação do Teste de Desempenho Escolar e TDE e avaliação diagnóstica); (4) Ensino gamificado e avaliação formativa durante o ensino. Espera-se que após a intervenção desse programa de ensino, os alunos apresentem pelo menos 80% de acertos nas avaliações finais sobre os conceitos e princípios básicos de PBEs, contribuindo assim, para o desenvolvimento e a implementação de uma tecnologia de ensino efetiva.
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900