ALFABETIZAÇÃO PELO MÉTODO FÔNICO: FÁCIL OU DIFÍCIO DE SER DESENVOLVIDO EM SALA?

  • Autor
  • Alexsandra dos Santos
  • Resumo
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    RESUMO:

     

    Este artigo apresenta um recorte do trabalho de alfabetização e letramento realizado em sala de aula com alunos da pré-escola, partiu da experiência do período de estágio em uma escola municipal do interior de Alagoas. A questão que gira em torno de alfabetizar ou não a criança na fase pré-escolar é motivo de muitas discussões no Brasil, nesse contexto, a alfabetização realizada mediante a utilização do método fônico é duramente criticada por alguns profissionais da área que a considera exaustiva e avançada de mais para a criança. O presente trabalho tem como objetivo, mostrar através de dados que é possível realizar o trabalho de alfabetização com as crianças na fase da pré-escola com a utilização desse método sem deixar de lado a fase do brincar das mesmas, o método fônico de alfabetização e letramento pode ser trabalhado em sala de forma prática e eficiente, além do uso dos materiais didáticos como os livros, podem auxiliar muito bem o professor o uso de jogos e brincadeiras. Sabe-se que o código alfabético e a consciência fonêmica não são adquiridos espontaneamente ou naturalmente de maneira auto induzida, precisam ser ensinados.O papel do professor é promover o ensino sistemático, diretivo, metódico, que leva o aluno à compreensão do sistema de escrita, alfabetizar nada mais é do que ensinar a ler e escreve, ou seja, lavar o aluno a compreensão do código lingüístico.

     

     

    PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização. Código Lingüístico. Consciência Fonêmica.

     

     

  • Palavras-chave
  • Alfabetização. Código Lingüístico. Consciência Fonêmica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Infantil
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

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Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
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Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900