Com a ampliação do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) percebe-se no espaço escolar a necessidade de inclusão de outras formas de letramentos/multiletramentos. Sabe-se que não é fácil a inserção desses recursos tecnológicos na prática pedagógica para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nas escolas de forma geral pelo fato de existirem as limitações quanto a essa questão. No ciberespaço é possível refletir sobre a multimodalidade dos textos pelo envolvimento da imagem, do som e do texto. A forma de lidar com as práticas de leitura e de escrita deixaram de ser apenas monomodais e passaram a ser multimodais. A relevância em abordar esta temática é poder compreender que o ato de ler e escrever com o auxílio das TDIC proporcionou a elevar as práticas de letramentos para multiletramentos pela diversidade de recursos disponíveis nesse universo. O ensino de Língua Portuguesa insere-se nesse campo de estudo por auxiliar na promoção do processo interpretativo e intertextual que os multiletramentos promovem por meio da diversidade de elementos trazidos pelas TDIC. A pesquisa tem como objetivo discutir as práticas de multiletramentos para as aulas de Língua Portuguesa no processo de ensino e aprendizagem por meio da produção de quadrinhos online. Esse trabalho consiste em uma pesquisa de caráter bibliográfico. Os principais autores que darão embasamento são Rojo (2012; 2013); Lévy (2010); Gomes (2010) e Santos (2018). As práticas de multiletramentos podem ser diversas cabe ao professor e a escola escolher a metodologia a ser utilizada seja plano de aula, seja sequência didática ou proposta de atividade.
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900