Práticas de multiletramentos no ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de atividade com história em quadrinhos

  • Autor
  • Maria Ailma Ferreira Lopes
  • Resumo
  •  

    Com a ampliação do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) percebe-se no espaço escolar a necessidade de inclusão de outras formas de letramentos/multiletramentos. Sabe-se que não é fácil a inserção desses recursos tecnológicos na prática pedagógica para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nas escolas de forma geral pelo fato de existirem as limitações quanto a essa questão. No ciberespaço é possível refletir sobre a multimodalidade dos textos pelo envolvimento da imagem, do som e do texto. A forma de lidar com as práticas de leitura e de escrita deixaram de ser apenas monomodais e passaram a ser multimodais. A relevância em abordar esta temática é poder compreender que o ato de ler e escrever com o auxílio das TDIC proporcionou a elevar as práticas de letramentos para multiletramentos pela diversidade de recursos disponíveis nesse universo. O ensino de Língua Portuguesa insere-se nesse campo de estudo por auxiliar na promoção do processo interpretativo e intertextual que os multiletramentos promovem por meio da diversidade de elementos trazidos pelas TDIC. A pesquisa tem como objetivo discutir as práticas de multiletramentos para as aulas de Língua Portuguesa no processo de ensino e aprendizagem por meio da produção de quadrinhos online.  Esse trabalho consiste em uma pesquisa de caráter bibliográfico. Os principais autores que darão embasamento são Rojo (2012; 2013); Lévy (2010); Gomes (2010) e Santos (2018). As práticas de multiletramentos podem ser diversas cabe ao professor e a escola escolher a metodologia a ser utilizada seja plano de aula, seja sequência didática ou proposta de atividade.

     

  • Palavras-chave
  • Multiletramentos, Letramentos, Língua Portuguesa
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Formação de Professores
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

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Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900