O construto apresenta uma análise crítica sobre o Projeto Político Pedagógico e suas relações dentro da escola, à pesquisa ainda em andamento procura entender como se organiza e estrutura o PPP e sua relação com a gestão e comunidade escolar. A pesquisa tem como objetivos investigar de que forma o Projeto Político Pedagógico garante a formação crítica do cidadão, procurando perceber como se dá a relação de poder existente dentro da escola pública, bem como averiguar as relações de micro poder conferida a escola por meio do PPP. Falar dessa inovação do PPP é falar sobre a tríplice finalidade da educação, que a cada dia vem tomando conta do cenário educacional do país. Assim Libâneo (2005, p.345), nos fala: "O projeto é um documento que propõe uma direção política e pedagógica para o trabalho escolar, formula metas, prevê as ações, institui procedimentos e instrumentos de ação." Esta organização curricular muitas vezes não expressa as diretrizes do PPP, que perde sua real função social, e acaba por se delimitar, o conhecimento na constituição das disciplinas isoladamente, esquecendo de sua fundamental característica de formação política do cidadão. A discursão perpassa o caráter meramente burocrático que muitas instituições dão ao PPP o tornando autômato e alienante, haja vista que não procuram dialogar com os professores, alunos e comunidade em geral acerca de sua proposta pedagógica, para mostrar ao mundo seu “caráter democrático”. A pesquisa será dividida em quatro momentos num primeiro momento será de estudos teóricos, respaldando as etapas subsequentes, logo após a análise dos PPPs das escolas que se propuserem a ser campo de pesquisa, o terceiro momento será de entrevistas com a comunidade escolar, tendo como última etapa análise crítica dos resultados apresentados na pesquisa. Por se tratar das apontações iniciais a pesquisa não, apresentará um resultado definitivo acerca das observações encontradas ao analisar os PPP’s das instituições. Compreende-se a importância desta pesquisa para o resgate das formulações iniciais do Projeto Político Pedagógico, comprometida em sua constituição na formação integral do cidadão, procurando criar mecanismos pedagógicos que possibilitam ao estudante uma formação social pautada no olhar crítico da sociedade.
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900