O Projeto Político Pedagógico e as Relações de Poder na escola: uma análise crítica da sua construção

  • Autor
  • Sirlani Lopes da Silva
  • Co-autores
  • Regina de Fatima Souza Vieira
  • Resumo
  • O construto apresenta uma análise crítica sobre o Projeto Político Pedagógico e suas relações dentro da escola, à pesquisa ainda em andamento procura entender como se organiza e estrutura o PPP e sua relação com a gestão e comunidade escolar. A pesquisa tem como objetivos investigar de que forma o Projeto Político Pedagógico garante a formação crítica do cidadão, procurando perceber como se dá a relação de poder existente dentro da escola pública, bem como averiguar as relações de micro poder conferida a escola por meio do PPP. Falar dessa inovação do PPP é falar sobre a tríplice finalidade da educação, que a cada dia vem tomando conta do cenário educacional do país. Assim Libâneo (2005, p.345), nos fala: "O projeto é um documento que propõe uma direção política e pedagógica para o trabalho escolar, formula metas, prevê as ações, institui procedimentos e instrumentos de ação." Esta organização curricular muitas vezes não expressa as diretrizes do PPP, que perde sua real função social, e acaba por se delimitar, o conhecimento na constituição das disciplinas isoladamente, esquecendo de sua fundamental característica de formação política do cidadão. A discursão perpassa o caráter meramente burocrático que muitas instituições dão ao PPP o tornando autômato e alienante, haja vista que não procuram dialogar com os professores, alunos e comunidade em geral acerca de sua proposta pedagógica, para mostrar ao mundo seu “caráter democrático”. A pesquisa será dividida em quatro momentos num primeiro momento será de estudos teóricos, respaldando as etapas subsequentes, logo após a análise dos PPPs das escolas que se propuserem a ser campo de pesquisa, o terceiro momento será de entrevistas com a comunidade escolar, tendo como última etapa análise crítica dos resultados apresentados na pesquisa. Por se tratar das apontações iniciais a pesquisa não, apresentará um resultado definitivo acerca das observações encontradas ao analisar os PPP’s das instituições. Compreende-se a importância desta pesquisa para o resgate das formulações iniciais do Projeto Político Pedagógico, comprometida em sua constituição na formação integral do cidadão, procurando criar mecanismos pedagógicos que possibilitam ao estudante uma formação social pautada no olhar crítico da sociedade.

  • Palavras-chave
  • Projeto Político Pedagógico, Formação Integral, Relações de Poder, Educação Critica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação, Gênero e Diversidade
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

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Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900