O JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO: apontamentos sobre a prática pedagógica

  • Autor
  • Jacely Alves Florencio Silva
  • Co-autores
  • Adriana Jeronimo da Silva Araújo , Andrezo Correia dos Santos
  • Resumo
  • Esse trabalho é resultado de um esforço coletivo de três discentes do curso de Pedagogia da
    Universidade Federal de Alagoas, o mesmo tem a intencionalidade de relatar uma experiência
    pedagógica vivenciada por meio da produção e da aplicação de um jogo didático, tendo como título;
    Resistência dos negros no Brasil: da colônia à república, desenvolvido em uma turma do 5º ano do
    Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Maceió. Entendemos tal experiência como
    significativa para a nossa formação acadêmica, um momento rico que nos proporcionou novos
    aprendizados e a superação de alguns limites, limites no que se refere ao fato de que ainda não
    tínhamos tido a oportunidade de produzir um jogo, fosse ele didático ou não. É importante destacar
    que esse jogo foi pensado e construído a partir da disciplina de Saberes e Metodologias do Ensino de
    História 2, no qual foi nos proporcionada não apenas a oportunidade de apreendermos os
    conhecimentos da História, mas também aplicarmos os mesmos à prática. Compreendendo assim, a
    relevância de pensar e planejar a prática pedagógica sob o olhar reflexivo e crítico, buscando
    encontrar meios que busquem ampliar o trabalho do professor, seja no que tange a participação
    coletiva dos educandos, como também na construção dos conhecimentos proporcionados a esses.
    Os resultados apontaram para a percepção das crianças no que tange as lutas e resistências dos
    negros no Brasil, tendo sido observável e notável por meio das falas das crianças os sentimentos que
    essas puderam ter no decorrer do jogo, colocando-se no lugar dos negros mediante as lutas e
    resistências enfrentadas pelos mesmos. Assim sendo, destacamos a importância de pensar um jogo
    didático na ampliação dos conhecimentos trabalhados pelo professor em sala de aula, tendo em vista
    que são oportunizadas experiências significativas por parte dos discentes, principalmente no que diz
    respeito à interação, bem como a construção de conhecimentos.

  • Palavras-chave
  • Jogo didático. Ensino de História. Trabalho docente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Relações Étnico-Raciais
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

  • Educação do Campo
  • Educação, Gênero e Diversidade
  • Educação Inclusiva
  • Educação Indígena
  • Educação Infantil
  • Educação de Jovens, Adultos e Idosos
  • Educação e Juventudes
  • Educação e Medidas Socioeducativas
  • Educação em Prisões
  • Educação e Relações Étnico-Raciais
  • Educação Sindical
  • Educação e Meio Ambiente
  • Educação e Formação de Professores

Comissão Organizadora

MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  

ERALDO DE SOUZA FERRAZ

MARINA REBECA SARAIVA

Comissão Científica

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ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA    
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CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA        
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS      
EDNA CRISTINA DO PRADO        
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
IDNELMA LIMA DA ROCHA       
JAILTON DE SOUZA LIRA       
LENIRA HADDAD    
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
MARIA DOLORES FORTES ALVES       
MARIANA GUEDES RAGGI       
MARINA REBECA SARAIVA       
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ       
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MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES       
ROSEMEIRE REIS DA SILVA      
SILVANA PAULINA DE SOUZA       
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA

 

 

Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900