Esse trabalho é resultado de um esforço coletivo de três discentes do curso de Pedagogia da
Universidade Federal de Alagoas, o mesmo tem a intencionalidade de relatar uma experiência
pedagógica vivenciada por meio da produção e da aplicação de um jogo didático, tendo como título;
Resistência dos negros no Brasil: da colônia à república, desenvolvido em uma turma do 5º ano do
Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Maceió. Entendemos tal experiência como
significativa para a nossa formação acadêmica, um momento rico que nos proporcionou novos
aprendizados e a superação de alguns limites, limites no que se refere ao fato de que ainda não
tínhamos tido a oportunidade de produzir um jogo, fosse ele didático ou não. É importante destacar
que esse jogo foi pensado e construído a partir da disciplina de Saberes e Metodologias do Ensino de
História 2, no qual foi nos proporcionada não apenas a oportunidade de apreendermos os
conhecimentos da História, mas também aplicarmos os mesmos à prática. Compreendendo assim, a
relevância de pensar e planejar a prática pedagógica sob o olhar reflexivo e crítico, buscando
encontrar meios que busquem ampliar o trabalho do professor, seja no que tange a participação
coletiva dos educandos, como também na construção dos conhecimentos proporcionados a esses.
Os resultados apontaram para a percepção das crianças no que tange as lutas e resistências dos
negros no Brasil, tendo sido observável e notável por meio das falas das crianças os sentimentos que
essas puderam ter no decorrer do jogo, colocando-se no lugar dos negros mediante as lutas e
resistências enfrentadas pelos mesmos. Assim sendo, destacamos a importância de pensar um jogo
didático na ampliação dos conhecimentos trabalhados pelo professor em sala de aula, tendo em vista
que são oportunizadas experiências significativas por parte dos discentes, principalmente no que diz
respeito à interação, bem como a construção de conhecimentos.
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900