O artigo objetiva evidenciar a articulação Geografia, cartografia e inclusão com destaque para os potenciais elementos que a favorecem. Para consubstanciar a discussão recorremos a duas bases de dados: 1) a de Eventos Científicos que agregam pesquisas voltadas para a Geografia Escolar e/ou Ensino de Geografia, a saber: o Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (ENPEG) e o Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares; e 2) a Revista Brasileira de Educação em Geografia. Das referidas bases, destacamos perspectivas lidas como tendências de/para pesquisas. Nas análises guiamo-nos pelas categorias circunscrição da deficiência, ancoragem teóricometodológica, estratégias de pesquisa e/ou ensino mobilizadas e recursos didáticos apresentados. Concluímos reafirmando o potencial que a Geografia enquanto área do conhecimento apresenta de modo a favorecer uma educação inclusiva, notadamente por meio de sua perspectiva Humanista e Cultural, seu objeto de estudo e suas categorias analíticas paisagem e lugar, aliadas aos elementos visuais e gráficos. Além disso, as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) com o recurso as geotecnologias e aos programas e softwares utilizados em laboratórios de pesquisas têm gerado conhecimentos e produtos vários que consideram as deficiências sob a perspectiva pedagógica, bem como a parceria entre Universidades, escolas e sociedade, conforme se evidenciou nos trabalhos que constituíram corpus para a análise empreendida neste trabalho.
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900