GEOGRAFIA, CARTOGRAFIA E INCLUSÃO ESCOLAR: Uma análise acerca dos potenciais elementos dessa articulação

  • Autor
  • Edna Telma Fonseca e Silva Vilar
  • Co-autores
  • Mariana Guedes Raggi
  • Resumo
  • O artigo objetiva evidenciar a articulação Geografia, cartografia e inclusão com destaque para os potenciais elementos que a favorecem. Para consubstanciar a discussão recorremos a duas bases de dados: 1) a de Eventos Científicos que agregam pesquisas voltadas para a Geografia Escolar e/ou Ensino de Geografia, a saber: o Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (ENPEG) e o Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares; e 2) a Revista Brasileira de Educação em Geografia. Das referidas bases, destacamos perspectivas lidas como tendências de/para pesquisas. Nas análises guiamo-nos pelas categorias circunscrição da deficiência, ancoragem teóricometodológica, estratégias de pesquisa e/ou ensino mobilizadas e recursos didáticos apresentados. Concluímos reafirmando o potencial que a Geografia enquanto área do conhecimento apresenta de modo a favorecer uma educação inclusiva, notadamente por meio de sua perspectiva Humanista e Cultural, seu objeto de estudo e suas categorias analíticas paisagem e lugar, aliadas aos elementos visuais e gráficos. Além disso, as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) com o recurso as geotecnologias e aos programas e softwares utilizados em laboratórios de pesquisas têm gerado conhecimentos e produtos vários que consideram as deficiências sob a perspectiva pedagógica, bem como a parceria entre Universidades, escolas e sociedade, conforme se evidenciou nos trabalhos que constituíram corpus para a análise empreendida neste trabalho. 

     

  • Palavras-chave
  • Geografia Humanista e Cultural. Inclusão. Geotecnologias. Ensino de Geografia. Cartografia escolar.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Inclusiva
Voltar Download

O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

  • Educação do Campo
  • Educação, Gênero e Diversidade
  • Educação Inclusiva
  • Educação Indígena
  • Educação Infantil
  • Educação de Jovens, Adultos e Idosos
  • Educação e Juventudes
  • Educação e Medidas Socioeducativas
  • Educação em Prisões
  • Educação e Relações Étnico-Raciais
  • Educação Sindical
  • Educação e Meio Ambiente
  • Educação e Formação de Professores

Comissão Organizadora

MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  

ERALDO DE SOUZA FERRAZ

MARINA REBECA SARAIVA

Comissão Científica

ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA       
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA    
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES     
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA    CAROLINA NOZELLA GAMA        
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS       
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA        
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS      
EDNA CRISTINA DO PRADO        
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
IDNELMA LIMA DA ROCHA       
JAILTON DE SOUZA LIRA       
LENIRA HADDAD    
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
MARIA DOLORES FORTES ALVES       
MARIANA GUEDES RAGGI       
MARINA REBECA SARAIVA       
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ       
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES       
ROSEMEIRE REIS DA SILVA      
SILVANA PAULINA DE SOUZA       
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA

 

 

Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900