OS DESENHOS INFANTIS ASSISTIDOS PELAS CRIANÇAS DE UM CMEI DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ: HÁ PERSONAGENS NEGROS NA TELINHA?

  • Autor
  • Hortência Silva da Costa
  • Co-autores
  • Carolina Nozella Gama
  • Resumo
  •  

    O presente artigo tem o objetivo de analisar a presença de personagens negros e negras nos desenhos animados assistidos por um grupo de 16 crianças, na faixa etária de 4 a 6 anos, de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Maceió. Para tanto, discutiu, ainda que de forma breve, como se dá a construção da identidade da criança na Educação Infantil e a influência dos desenhos animados neste processo. Valeu-se de autores como Arena e Lopes (2013) e apontou o que dizem os documentos oficiais. Realizou um levantamento bibliográfico acerca da construção da identidade da criança negra, bem como sobre a representatividade de possíveis desenhos assistidos nos dias atuais, e de desenhos que continham personagens negros. Através de uma conversa informal com um grupo de crianças, indagou quais desenhos assistiam, seus personagens favoritos e qual meio de comunicação utilizavam para isso. As conclusões indicaram que são poucos os desenhos animados que possuem personagens negros que as crianças têm contato, o que pode acarretar na falta de referenciais para a construção de sua identidade e prejuízo no exercício da valorização da diversidade. Diante disto, é necessário que a escola busque impulsionar avanços no sentido preencher a uma lacuna existente, observada nos resultados apresentados, proporcionando a ampliação de repertório e a elevação da consciência das crianças, pois existe uma produção não só de animações, mas também literária, que traz personagens negros como protagonistas, estimulando o desenvolvimento não apenas de um sentimento de reconhecimento, mas de pertencimento.

  • Palavras-chave
  • Desenhos animados. Criança negra. Educação Infantil.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Infantil
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

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Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
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Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900