GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS: Um estudo analítico dos avanços e entraves da política de municipalização no Estado de Alagoas

  • Autor
  • IDNELMA LIMA DA ROCHA
  • Resumo
  •  

    O estudo objetiva analisar as políticas de educação infantil, a partir da Constituição de 1988, instituídas pelos sistemas municipais de educação do estado de Alagoas, considerando os modelos de gestão decorrentes da política de financiamento e municipalização na efetivação da garantia do direito à educação da criança de 0 a 5 anos. A pesquisa é de cunho qualitativo, adotando como caminho teórico-metodológico, a pesquisa bibliográfica e documental na qual se pretende discutir os fundamentos históricos, culturais e políticos que norteiam e direcionam as políticas educacionais para a primeira infância, a partir de estudos científicos, documentos oficiais, relatórios estatísticos e técnicos e outros estudos realizados sobre a política educacional nacional e estadual; como caminho empírico, numa segunda fase, a pesquisa de campo, vem contribuir para ampliar a análise do gerenciamento das políticas de educação infantil em Alagoas. A pesquisa encontra-se na fase de levantamento bibliográfico, documental e estatístico. As primeiras conclusões apontam que em Alagoas, a educação infantil, tem sido pouco priorizada pelos poderes públicos responsáveis, ferindo o direito constitucional de educação e cuidado infantil, tanto no que concerne à oferta insuficiente, quanto ao tipo de atendimento, oscilando ainda entre o assistencialismo e a escolarização precoce históricos.

     

    PALAVRAS-CHAVE: Política educacional. Educação infantil. Financiamento. Assistencialismo. Escolarização.

     

  • Palavras-chave
  • Política educacional. Educação infantil. Municipalização. Assistencialismo. Escolarização.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação Infantil
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

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ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
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MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
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Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900