Tertúlia Literária Dialógica e educação problematizadora: uma parceria entre sistema prisional e Universidade Pública

  • Autor
  • Vanessa Cristina Girtotto
  • Co-autores
  • Laís Mendes Alvarenga , Ana Maria Barbosa
  • Resumo
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    Este trabalho tem por objetivo apresentar como a garantia do direito à educação de pessoas privadas de liberdade pode influir em suas vidas de modo que possam voltar ao convívio social com novas perspectivas, no sentido de uma emancipação por meio de processos educativos. Sendo assim, apresentamos os resultados preliminares do projeto de extensão “Ações dialógicas no presídio de Alfenas” (2018), cuja proposta é a realização de intervenções socioeducativas na Unidade Prisional e Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Alfenas-MG. São realizadas oficinas diárias, com duração média de 3h de diferentes eixos temáticos: educação, artes e saúde, visando à promoção da ressocialização. A literatura evidencia inúmeros desafios como, por exemplo, problemas estruturais, superlotação, (re) integração, perda de autoestima, relacionamentos com familiares (distanciamento) e descrédito da sociedade. Portanto, faz-se necessário, além de discussões acerca da construção de espaços educacionais às pessoas em privação de liberdade, ações que possibilitem a ressocialização de forma mais humanizada e que promovam a emancipação desses sujeitos por entendermos que a educação emancipatória e crítica pode transformar o indivíduo. Como resultado, o projeto tem demonstrado a necessidade da extensão desse trabalho às famílias dos presos por identificar que eles são vistos socialmente com preconceitos e estigmas iguais aos sofridos por seus entes privados de liberdade. Além disso, concordamos com as discussões sobre a responsabilidade da universidade pública a partir da elaboração de trabalhos que façam referência a todos seus elementos do tripé: ensino, pesquisa e extensão. Por fim, registramos os benefícios adquiridos no âmbito das possibilidades do projeto, como: melhoria relacionada aos aspectos do comportamento dos reeducandos, que são conflituosos no cotidiano da instituição; evolução das discussões durante as atividades de leitura, sendo observados avanços quanto ao modo de pensar e se posicionar no mundo e com os outros. Tais percepções demonstram que mesmo diante dos desafios e impasses (literatura e experiência vivenciada) evidenciamos a possibilidade de mudança e transformação desse cenário de precárias condições, acreditando e enfatizando a necessidade de continuarmos com projetos de educação, pois eles possuem papel primordial para o enfrentamento de tais problemas que são sociais, individuais e da Universidade.

     

  • Palavras-chave
  • Tertúlia Literária Dialógica. Literatura clássica. Educação prisional
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação em Prisões
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

  • Educação do Campo
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ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
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MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
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Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900