CAMPANHAS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: DESAFIOS AO LONGO DA HISTÓRIA

  • Autor
  • Gabriela do Espirito Santo
  • Co-autores
  • Manoel Santos da Silva
  • Resumo
  •  

    Este artigo apresenta reflexões sobre as principais campanhas de alfabetização de jovens e adultos no Brasil, que de alguma maneira contribuíram para dar início aos processos de ensino aos sujeitos fora da faixa para o ambiente escolar. No percurso metodológico utilizou-se a pesquisa qualitativa (ANDRÉ & LUDKE, 1986), com o delineamento em pesquisa bibliográfica (GIL, 2006). Para a fundamentação teórica recorremos aos estudos de Freire (1996), Moura (2001), Nóvoa (1995), dentre outros teóricos. Diante das principais propostas de alfabetização das principais campanhas, pode-se analisar que a falta de continuidade das mesmas, não obtiveram sucesso de consolidação. No entanto, foram experiências exitosas para o fortalecimento do processo de alfabetização no Brasil, principalmente para atender o público de jovens e adultos que sempre estiveram às margens ao acesso ao ambiente escolar.

     

  • Palavras-chave
  • Campanhas de alfabetização. Programas de Alfabetização. Educação de jovens e adultos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação de Jovens, Adultos e Idosos
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

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ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
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MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
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Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900