FOTOGRAFIA COMO RECURSO DE ESTUDO DO RELEVO

  • Autor
  • Denis Rocha Calazans
  • Co-autores
  • Gabriel Londres Arlota , Lucas Matheus Feitosa Santos
  • Resumo
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    O processo de ensino-aprendizagem deve favorecer a interação entre professor, aluno e o objeto do conhecimento que se quer trabalhar. Nesse sentido, é preciso estimular os alunos a colocarem em prática, no seu dia a dia, o uso do conhecimento adquirido, para que esse se torne significativo, causando mudança positiva na sua relação com o aprendizado. Assim, este trabalho, desenvolvido a partir das ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Geografia (PIBID Geografia), aborda o uso da fotografia como elemento de interação com o espaço geográfico e de registro da paisagem, enfatizando o reconhecimento das formas de relevo e dos elementos exógenos que o modificam. O trabalho foi desenvolvido em três turmas do primeiro ano do Ensino Médio Integrado de uma escola pública da cidade de Maceió, estado de Alagoas. Os alunos foram divididos em grupos, orientados e estimulados a registrar, através de fotografias, as formas de relevo e os processos de erosão e intemperismo encontrados no trajeto de suas casas até a escola ou em áreas frequentadas por eles. Cada grupo montou uma apresentação das imagens e socializou o trabalho em sala de aula, fazendo a identificação do tipo de relevo ou agente exógeno registrado. As formas de relevo identificadas nas apresentações foram analisadas e comentadas por todos, buscando corrigir eventuais equívocos de análise e interpretação. O resultado do trabalho mostrou que os alunos conseguiram fazer corretamente a maior parte das identificações dos elementos registrados, demonstrando a aplicação do conhecimento estudado na realidade. Além disso, a atividade favoreceu o trabalho em equipe e o desenvolvimento da observação da paisagem, aspecto citado por alguns alunos como algo que eles não se davam conta de que existia no seu caminho de casa.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino de Geografia, Relevo, Fotografia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação e Juventudes
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

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MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
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Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900