A EDUCAÇÃO AUXILIANDO NA RESSOCIALIZAÇÃO

  • Autor
  • MARISTELA VIEIRA SILVA
  • Resumo
  • O artigo consiste num relato de experiência docente dentro do Conjunto Penal de Valença, no qual minha experiência foi lecionar num projeto de empreendedorismo, em uma semana de aula, a disciplina “Repensando a liberdade” aos internos regime semiaberto. Relato este que tem como objetivo colocar no centro do estudo a figura do educador como um docente dentro da realidade carcerária, especificamente de Valença, bem como seus objetivos específicos giram em torno de trazer uma contraposição justa entre a teoria e prática, considerando os desafios enfrentados da formação a experiência na docência carcerária.

    Sabe-se que, atualmente, o sistema carcerário, no Brasil, emerge, enquanto instituição legalmente constituída de uma íntima relação entre Direito, Estado e Processo, se de um lado a sociedade clama por segurança e justiça, por outro lado o Estado busca na legalidade constitucional e processual apurar, julgar e punir. Sendo assim, este artigo estará constituído metodologicamente por uma análise bibliográfica fazendo um aporte com o vivenciado no campo de pesquisa, através do relato de experiência, por isso possui um caráter qualitativo. Com isso, foi possível concluir que a educação dos jovens e adultos no ambiente do cárcere não deve ser vista como uma segunda chance e sim como uma oportunidade de inserir os apenados na comunidade de letrados, daqueles que estudaram e que possui algum tipo de conhecimento, visto que no âmbito internacional, bem como na própria legislação brasileira, a educação é um direito de todos.

  • Palavras-chave
  • Educação no cárcere, Ressocialização, Realidade carcerária
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação em Prisões
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

  • Educação do Campo
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Comissão Organizadora

MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  

ERALDO DE SOUZA FERRAZ

MARINA REBECA SARAIVA

Comissão Científica

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CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS      
EDNA CRISTINA DO PRADO        
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ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
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JAILTON DE SOUZA LIRA       
LENIRA HADDAD    
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
MARIA DOLORES FORTES ALVES       
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MARINA REBECA SARAIVA       
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SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA

 

 

Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900