A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DOS JOVENS

  • Autor
  • Diogo Rodrigo do Nascimento
  • Resumo
  • A pesquisa teve como objetivo o acompanhamento das práticas pedagógicas dos professores de
    língua portuguesa que atuavam dentro do Sistema Socioeducativo do Estado de Alagoas, entre os
    anos de 2014 e 2015. De forma qualitativa, partindo de entrevista feita com a coordenação
    pedagógica do sistema e questionário aplicado com as professoras de língua portuguesa,
    acompanhamos as ações pedagógicas, em especial com relação ao ensino de língua portuguesa,
    que se desenvolveram na Secretaria de Atendimento Socioeducativo (SASE)1, na atual conjuntura da
    Educação de Jovens e Adultos (EJA). A discussão acerca da qualidade da prática docente nesta
    modalidade de ensino surgiu a partir da observação de um conjunto de documentos governamentais
    lançados nos últimos anos com referências estratégicas à educação, sobretudo dentro dos espaços
    de privação de liberdade. A pesquisa se desenvolveu com a participação direta dos profissionais,
    docentes e coordenação que atuavam nesse ambiente, a partir de entrevista e questionário. Além
    disso, foram feitas visitas ao campo de estudo que permitiram uma análise local das dificuldades
    enfrentadas pelos profissionais de Educação. Na entrevista colhida e questionário realizados com os
    sujeitos pesquisados nas unidades do sistema percebemos que esta pesquisa permitiu debruçarmos
    num olhar mais crítico e detalhado sobre as ações desenvolvidas no sistema SASE, como a
    educação realmente acontecia nesse ambiente e como ela se dava, naquela conjuntura, em relação
    ao atendimento à demanda de jovens internos e egressos desse sistema. Os resultados obtidos na
    pesquisa mostraram a real situação da educação ofertada dentro do Sistema Socioeducativo de
    Alagoas, em particular com relação ao ensino de língua portuguesa, suas problemáticas, suas
    dificuldades com relação ao trabalho de socialização dos jovens atendidos pelo sistema, o
    aprendizado da língua pelos mesmos e o seu auxílio para o processo de socialização dos jovens
    atendidos pela SASE.

  • Palavras-chave
  • Prática Docente. Educação de Jovens e Adultos. Sistema Socioeducativo. Ensino de Língua Portuguesa
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Medidas Socioeducativas
Voltar Download

O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

  • Educação do Campo
  • Educação, Gênero e Diversidade
  • Educação Inclusiva
  • Educação Indígena
  • Educação Infantil
  • Educação de Jovens, Adultos e Idosos
  • Educação e Juventudes
  • Educação e Medidas Socioeducativas
  • Educação em Prisões
  • Educação e Relações Étnico-Raciais
  • Educação Sindical
  • Educação e Meio Ambiente
  • Educação e Formação de Professores

Comissão Organizadora

MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  

ERALDO DE SOUZA FERRAZ

MARINA REBECA SARAIVA

Comissão Científica

ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA       
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA    
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES     
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA    CAROLINA NOZELLA GAMA        
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS       
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA        
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS      
EDNA CRISTINA DO PRADO        
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
IDNELMA LIMA DA ROCHA       
JAILTON DE SOUZA LIRA       
LENIRA HADDAD    
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
MARIA DOLORES FORTES ALVES       
MARIANA GUEDES RAGGI       
MARINA REBECA SARAIVA       
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ       
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES       
ROSEMEIRE REIS DA SILVA      
SILVANA PAULINA DE SOUZA       
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA

 

 

Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900