A INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO ÂMBITO ESCOLAR

  • Autor
  • FABIANA DOS SANTOS DIAS DUARTE
  • Co-autores
  • GRACIELE OLIVEIRA FAUSTINO , SANDOVAL DIAS DUARTE
  • Resumo
  • O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência de atividade prática, da Disciplina de Educação Inclusiva do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Alagoas, que foi realizada em uma Escola de Ensino Fundamental. O objetivo foi de conhecer as percepções de professores e outros educadores acerca da Educação Inclusiva, no que se refere ao atendimento às necessidades educacionais especiais, na rede regular de ensino, conforme preconizado na Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. O trabalho se deu numa perspectiva qualitativa, e para a metodologia foi utilizada a revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada. Desse modo, a percepção acerca do enfoque dos professores e outros profissionais que lidam com alunos com necessidades educacionais especiais, relacionadas à opiniões que elucidam sobre inúmeras dificuldades encontradas na prática pedagógica, de acordo com autores que trazem um aporte teórico e legal sobre a demanda da educação inclusiva, é relevante ao entendimento sobre as dificuldades encontradas no âmbito escolar, enquanto pressuposto para facilitar o atendimento especializado, enfatizando a inserção das políticas públicas e sua implantação para alcançar êxito na aprendizagem e fornecer o atendimento necessário a tais discentes. Para tanto, percebe-se que existem entraves e percalços, os quais dificultam, a consolidação de um ensino qualitativo, com enfoque no atendimento especializado, de modo a fornecer a tais discentes e aos docentes condições de inserir métodos capazes de promover uma adaptação eficaz, com melhorias no atendimento mencionado e em conquistar avanços significativos na aprendizagem. Umas das metas de tal ensino, consiste em superar as dificuldades teórico-metodológicas, as quais devem ser analisadas de modo a entender sobre a infraestrutura escolar, pautadas na acessibilidade e sobre o repensar da prática pedagógica a partir de alguns parâmetros legais que corroborem tal situação, centrada em modelos utilizados que obtiveram êxito no âmbito do atendimento educacional especializado e como essa expectativa se faz presente no espaço escolar e da necessidade de oferecer melhorias na vida de tais discentes.

  • Palavras-chave
  • Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. Práticas pedagógicas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Inclusiva
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

  • Educação do Campo
  • Educação, Gênero e Diversidade
  • Educação Inclusiva
  • Educação Indígena
  • Educação Infantil
  • Educação de Jovens, Adultos e Idosos
  • Educação e Juventudes
  • Educação e Medidas Socioeducativas
  • Educação em Prisões
  • Educação e Relações Étnico-Raciais
  • Educação Sindical
  • Educação e Meio Ambiente
  • Educação e Formação de Professores

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ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
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MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
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MARINA REBECA SARAIVA       
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SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA

 

 

Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900