O objetivo do estudo é investigar os discursos envolvendo as invasões da polícia militar em algumas Universidades Públicas Brasileiras, em outubro de 2018. Durante as eleições presidenciais houve fiscalização dos conteúdos ministrados em aula levando a formas repressoras contra posicionamentos ideológicos. Nossa materialidade discursiva se concentrou em reportagens extraídas da fanpage Escola sem Partido e do Jornal (Folha de São Paulo). Além disso, destacamos o pronunciamento da ex-presidente do Supremo Tribunal Federal: Carmem Lúcia que criticou essas invasões alegando ser este um ato inconstitucional que ameaça a pluralidade de ideias. O STF acaba ficando apenas no plano discursivo, pois não há punições sobre tais atos. Em seguida resgatamos um vídeo que foi veiculado na Web e na TV aberta, pelo atual presidente da república Jair Bolsonaro sugerindo aos alunos que filmem e denunciem seus professores ao ministrar suas aulas. A identidade teórica de nosso trabalho se situa na Análise do Discurso (AD), de vertente Pecheuxtiana adotando os trabalhos pioneiros de (HENRY, 1997), (ORLANDI, 2014, 2017), (PÊCHEUX, 1975, 2002). Nesse sentido, a Universidade sem partido também é evidenciada, docentes se sentem intimidados/ameaçados em se posicionar, uma vez que uma Universidade é cercada e controlada perde sua autonomia levando a neutralidade ideológica e isto é uma prática abusiva e impraticável.
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900