EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR: INTERVENÇÃO NA EFETIVAÇÃO DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR

  • Autor
  • Manuela Ribeiro Torres
  • Co-autores
  • Rosivânia dos Santos Gonçalves , Maria Iviane Graça da Silva
  • Resumo
  •  

    O presente estudo traz reflexões sobre o Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, ofertado pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas – Campus Sertão, tendo como principal intuito apresentar experiências de todo processo, mas principalmente visando o momento da intervenção que teve como tema “relação família e escola na perspectiva da inclusão escolar”, em que o principal objetivo foi intervir no ambiente escolar através de discussões e palestras para proporcionar as famílias e aos profissionais da escola o respeito, a tolerância e empatia, de modo que todos compreendessem a importância da inclusão escolar. O estágio supervisionado foi realizado no núcleo da Escola Municipal de Educação Básica Maria José Gomes, localizada na comunidade quilombola Distrito Lagoa das Pedras, município de Água Branca – AL que atende nove extensões. A metodologia utilizada na intervenção foi referente a discussões e troca de conhecimentos sobre a inclusão escolar e a importância da participação da família na vida escolar e social de seus filhos; vídeos e fotos mostrando histórias de superação de pessoas com deficiência e déficit de aprendizagem; e dinâmicas promovendo a interação entre os participantes, criando um ambiente harmonioso e desenvolvendo a empatia e respeito pelo outro. Tendo como público-alvo: gestão escolar, professores e família.  Após apresentarmos o projeto, identificamos muitos questionamentos e contribuições para a nossa formação acadêmica, ao exibirmos os vídeos e as fotos as pessoas se emocionaram ao verem as histórias de superação, que além de mostrar que todos somos capazes enfatizaram questões de tolerância e respeito ao próximo. Na mesma medida, os participantes interagiram bem no momento das dinâmicas, pois foi perceptível o envolvimento deles, por considerarem um momento de reflexão, conhecimento e recreação acerca do tema proposto.

  • Palavras-chave
  • Inclusão escolar, família, escola, gestão escolar.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Inclusiva
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

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ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
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MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
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MARINA REBECA SARAIVA       
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Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900