A Geografia Escolar tem uma ampla possibilidade de conteúdos que permitem o trabalho de forma lúdica, viabilizando assim, uma abordagem da Geografia que se afasta da perspectiva tradicional de ensino. Sendo assim, um dos maiores desafios no dia a dia do docente é promover um aprendizado lúdico deixando o conteúdo atraente para o educando. Este trabalho tem como objetivo proporcionar uma forma mais motivante e prazerosa para a aprendizagem dos conteúdos abordados em sala de aula, bem como para promover uma maior socialização entre os alunos, assim como entre bolsistas e discentes. Os jogos fazem com que os alunos atuem de forma dinâmica e ao mesmo tempo os colocando em oportunidades de aprendizado, bem como o desenvolvimento que difere do seu contexto diário de rotina. Deste modo, podemos vivenciar a importância dos jogos educativos como fundamental para o desenvolvimento e a qualidade da educação básica e no maior desempenho dos alunos que normalmente formalizam uma barreira complexa nos assuntos questionados em salas de aula. A atividade foi realizada no IFAL onde foram ministradas perguntas ao alunos que foram reunidos em grupos. Através de uma roleta e um grupo de questões divididas em 5 conteúdos ministrados em sala de aula anteriormente se deu o início a atividade lúdica. Desta forma, considerando o processo ensino-aprendizagem o jogo foi um sucesso. Os alunos receberam a atividade lúdica com muito entusiasmo e uma enorme euforia, todos os alunos sentiram-se satisfeitos com a metodologia que foi aplicada.
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900