EDUCAÇÃO E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE Uma abordagem acerca das teorias raciais no Brasil

  • Autor
  • Alessandra Ferreira da Silva Oliveira
  • Co-autores
  • Larissa Gabriela Gouveia dos Santos
  • Resumo
  • Este trabalho, fruto de inquietações que se enferveceram durante o processo formativo em projetos de pesquisa do Centro de Educação da UFAL, que tinham como objeto de estudo as relações étnico raciais na educação brasileira. Buscamos investigar o contexto histórico em que surgiram as teorias raciais no processo de eugenia na educação do Brasil. Para isso, consideramos a condição jurídicasocial do escravizado negro durante o Período Colonial e o Império, o projeto de eugenia na sociedade brasileira e o papel da educação como um meio de higienização, progresso e civilização. Destacamos aspectos elencados na Primeira Constituição (1824), bem como o Código Penal do Império (1830) e como eles se entrelaçaram com as teorias racistas propagadas no século XIX. Abordamos a suposta capacidade intelectual limitada; a tendência à degeneração e delinquência, analisando a teoria de Cesare Lombroso; e o estigma imputado de transmissores de moléstias contagiosas, justificando o arcabouço ideológico para a interdição da população negra na Instrução pública e seus desdobramentos na educação pensada para o Estado novo. Utilizamos como referenciais teóricos: Albuquerque (2006), Ávila (2015), Bem (2006), Brasil (1824, 1890), Brandão (1981), Chiavenato (2012), Di Santis e Engbruch (2016), Fonseca (2002), Fonseca (2006), Freire (1993), Gioppo (1996), Graham (1991), Machado (1987), Maciel (1991), Maia; Silva (2016), Marques (2016), Matos (2010), Ponte; Kropf; Lima (2010), Renk (2013), Veiga (2008).

  • Palavras-chave
  • Educação, Eugenia, Teorias raciais, Higienização
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação em Prisões
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

  • Educação do Campo
  • Educação, Gênero e Diversidade
  • Educação Inclusiva
  • Educação Indígena
  • Educação Infantil
  • Educação de Jovens, Adultos e Idosos
  • Educação e Juventudes
  • Educação e Medidas Socioeducativas
  • Educação em Prisões
  • Educação e Relações Étnico-Raciais
  • Educação Sindical
  • Educação e Meio Ambiente
  • Educação e Formação de Professores

Comissão Organizadora

MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  

ERALDO DE SOUZA FERRAZ

MARINA REBECA SARAIVA

Comissão Científica

ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA       
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA    
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES     
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA    CAROLINA NOZELLA GAMA        
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS       
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA        
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS      
EDNA CRISTINA DO PRADO        
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
IDNELMA LIMA DA ROCHA       
JAILTON DE SOUZA LIRA       
LENIRA HADDAD    
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
MARIA DOLORES FORTES ALVES       
MARIANA GUEDES RAGGI       
MARINA REBECA SARAIVA       
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ       
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES       
ROSEMEIRE REIS DA SILVA      
SILVANA PAULINA DE SOUZA       
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA

 

 

Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900