As parcerias com organismos internacionais, em especial com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Banco Mundial, têm construído no estado de Alagoas a governança da educação básica no sistema público de ensino. Por meio dessas parcerias, vêm sendo realizadas reformas políticas com a implementação de programas como o Geração Saber e o Viva Escola, no âmbito das redes estadual e municipal de Maceió, respectivamente, com o propósito de equacionar positivamente os resultados de índices avaliativos da qualidade da educação básica. Indagando em que medida essas reformas recentes nas políticas educacionais em Alagoas, em parceria com organismos internacionais, se articulam com a lógica neoliberal, o estudo tem como objetivo discutir as categorias governança da educação e parcerias público-privadas em educação, buscando elucidar articulações entre ambas, de modo a abarcar o cenário mais amplo capaz de colaborar com a compreensão do que vem ocorrendo com sistemas educacionais locais, no caso, em Alagoas e em Maceió. Metodologicamente, o presente estudo realiza uma abordagem qualitativa, sob orientação da perspectiva crítica, e adota como principais procedimentos a revisão de literatura e o aporte em fontes documentais. A principal conclusão do estudo indica que a governança da educação em Alagoas e Maceió, construída por meio de parcerias público-privadas, vem promovendo reformas políticas pautadas na cultura empresarial que modificam a gestão da educação e o sistema escolar como um todo, inserindo planos e projetos educacionais que instrumentalizam o trabalho docente e instituem mecanismos de governança em todos os âmbitos do sistema de ensino.
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900