Os Contextos das Práticas Sociais dos Povos Indígenas e a Aprendizagem da Matemática

  • Autor
  • Maria José Almeida do Nascimento
  • Resumo
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    RESUMO

    Este trabalho discute a importância de desenvolver contextos significativos para os povos indígenas na aprendizagem da Matemática no Ensino Básico. Trata-se de um recorte de discussões que temos levantado, ainda em fase de desenvolvimento, a partir de pesquisa sobre os tipos de contextos nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. A relevância do ensino da Matemática nas escolas de Ensino Básico é indiscutível na tarefa de desenvolver nos educandos habilidades matemáticas que lhes propiciem maior autonomia em suas práticas sociais. O processo de aprendizagem da Matemática, no entanto, tem se constituído um desafio que tem levado educadores a procurar alternativas que favoreça a aproximação dos estudantes com os conceitos matemáticos. Nessa ótica a contextualização da Matemática tem ocupado um papel de destaque. Nesse sentido buscamos refletir os tipos de contextos considerando o público de estudantes que estão envolvidos no processo de aprendizagem da Matemática no Ensino Básico. Partimos de categorias de análise que mostram os contextos presentes nos livros didáticos como sendo os contextos das práticas sociais, os contextos de outras áreas do conhecimento escolar e contextos da própria Matemática. Focamos os contextos das práticas sociais e levantamos algumas questões quando nos detemos nos grupos de estudantes indígenas. Esses tipos de contextos apresentados nos livros, em sua maioria, não expõem situações que contemplem esses grupos ignorando seu pertencimento à sociedade brasileira, que se caracteriza pela diversidade étnico-racial e social. Nesse caso, temos o comprometimento da aprendizagem dos conceitos matemáticos, que estão veiculados em contextos que ‘falam’ pouco aos citados grupos étnicos, que não apresentam significado diante das suas vivências.De maneira mais abrangente, a escola de Ensino Básico também compromete sua função na formação de cidadãos que não se sentem respeitados e representados na diversidade que caracteriza a sociedade brasileira.

     

  • Palavras-chave
  • Contextos, Matemática, Grupos indígenas
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação e Relações Étnico-Raciais
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

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MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
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MARINA REBECA SARAIVA       
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Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900