Formação Humana: uma prática que contribui no processo de inclusão social dos estudantes pertencentes das famílias homoparentais.

  • Autor
  • Ednei Pedro da Silva
  • Co-autores
  • José Ronaldo dos Santos
  • Resumo
  • Esta pesquisa iniciou a partir de uma realidade social própria, pois, há 15 (quinze) anos mantenho uma relação homoparental, e neste período de relação sempre tivemos vontade de aumentar nossa família. Sei que para muitas pessoas esse termo “homoparentalidade” soa estranhamente devido as crenças e valores de cada um, e para nós dois também não foi diferente, afinal de contas “família” se resume nos princípios do respeito, cuidado, carinho, atenção, proteção e amor e não em nomenclaturas ou rótulos. No tocante desta pesquisa a metodologia começou a ser construída nos últimos seis anos, época em que conseguimos junto a justiça de São Paulo a guarda de nosso filho. E o interesse de realizar um trabalho de pesquisa com esta temática foi por ter percebido a falta de uma formação humana na maioria dos professores que durante todo processo de formação acadêmica se limitam apenas na formação conteudistas, deixando de lado a sensibilidade social e humana do professor em sala de aula, pois, historicamente a formação especificamente para os professores de exatas tem ficado na lógica racional e esquecido a natureza sensível do estado humano. Desta forma a formação humana contribui para uma visão sentimental, moral e ética na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para os estudantes oriundos das famílias homoparentais.

     

  • Palavras-chave
  • Formação humana, Formação docente, Inclusão, Inclusão social, Famílias homoparentais.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação, Gênero e Diversidade
Voltar Download

O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

  • Educação do Campo
  • Educação, Gênero e Diversidade
  • Educação Inclusiva
  • Educação Indígena
  • Educação Infantil
  • Educação de Jovens, Adultos e Idosos
  • Educação e Juventudes
  • Educação e Medidas Socioeducativas
  • Educação em Prisões
  • Educação e Relações Étnico-Raciais
  • Educação Sindical
  • Educação e Meio Ambiente
  • Educação e Formação de Professores

Comissão Organizadora

MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  

ERALDO DE SOUZA FERRAZ

MARINA REBECA SARAIVA

Comissão Científica

ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA       
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA    
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES     
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA    CAROLINA NOZELLA GAMA        
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS       
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA        
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS      
EDNA CRISTINA DO PRADO        
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
IDNELMA LIMA DA ROCHA       
JAILTON DE SOUZA LIRA       
LENIRA HADDAD    
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
MARIA DOLORES FORTES ALVES       
MARIANA GUEDES RAGGI       
MARINA REBECA SARAIVA       
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ       
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES       
ROSEMEIRE REIS DA SILVA      
SILVANA PAULINA DE SOUZA       
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA

 

 

Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900