Apropriação da Língua Materna: A inter-relação entre alfabetização e letramento

  • Autor
  • Silvana Paulina de Souza
  • Co-autores
  • Francielli Ribeiro Silva Pinto
  • Resumo
  •  

    Este texto visa apresentar as reflexões e ações desenvolvidas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLIT) - linha de pesquisa “Processos de apropriação da língua escrita nos anos iniciais” –, durante as disciplinas de Alfabetização e Letramento e Literatura Infantil que desenvolvem uma reflexão sobre a apropriação da língua materna e na ação de extensão junto a um município do interior de Alagoas. O texto se justifica pela intenção de pensarmos sobre questões que inquietam o grupo de estudos, os professores e gestores quem participam do projeto de estensão, entre elas: Como as diferentes concepções de alfabetização e letramento podem contribuir para a apropriação da língua materna com sentido e significado? As ações para a escrita deste texto estiveram pautadas em dados coletados por meio de atividades em sala de aula, no grupo de estudo e aplicação no curso de extensão. A análise de cunho qualitativo vem contribuindo para o retorno a campo e o repensar das ações configurando a práxis pedagógica. Percebemos que, até o momento os resultados apresentam inquietações nos participantes e buscas para realizar ações de aprendizagem com sentido e significado.

     

  • Palavras-chave
  • Apropriação da Língua; Formação Continuada; Alfabetização e Letramento; Estratégias de Aprendizagem.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação e Formação de Professores
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

  • Educação do Campo
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Comissão Organizadora

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MARINA REBECA SARAIVA

Comissão Científica

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EDNA CRISTINA DO PRADO        
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ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
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MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
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MARINA REBECA SARAIVA       
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SILVANA PAULINA DE SOUZA       
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA

 

 

Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900