EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA: Pesquisa e produção de recurso didático na formação inicial de Professores.

  • Autor
  • Regina de Fatima souza Vieira
  • Co-autores
  • Mayrianne Souza de Alcantara Urtiga , Andréa Giordanna Araujo da Silva
  • Resumo
  •  

    O construto se apresenta como resultado da pesquisa realizada na disciplina Saberes e Metodologias de Ensino de História l (SMEH I), pelos graduandos do curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas-UFAL, no período de 2017/2018, sobre a importância da Educação Patrimonial. O trabalho teve como objetivo refletir sobre como a pesquisa e o ensino do patrimônio histórico local podem ser tratados como recurso pedagógico para o ensino de História Local. Foram objetivos específicos: mapear bens culturais materiais e imateriais considerados como patrimônios pelos futuros professores, observando as suas concepções de patrimônio histórico e a perspectiva dos sujeitos produtores e reprodutores da cultura; sensibilizar os futuros professores para ter um olhar mais observador sobre o espaço local e produzir recursos didáticos para o trabalho pedagógico com a temática História Local. Neste sentido a pesquisa buscou mapear como se constituiu as investigações realizadas pelos estudantes, levando em consideração os processos de ensino: pesquisa e produção de recursos didáticos. Primeiro foi realizado o estudos de textos teóricos no qual consistia conhecer os conceitos de Educação Patrimonial, Patrimônio Histórico, Identidade Cultural, História Local e pesquisa de campo. O segundo correspondeu à elaboração de textos didáticos e exposição oral do resultado da investigação. Assim os estudantes classificaram e catalogaram um artefato cultural que consideram como Patrimônio Histórico Local e qual a importância para a comunidade ao qual este bem cultural estava localizado. Desta forma os trabalhos apresentam sua construção teórico-crítico sobre a perspectiva da história oral visto que por se tratar de artefatos esquecidos pelo poder público não há registros em órgãos oficiais, havendo uma escarces de informações em fontes escritas, assim as informações foram prestadas por moradores das comunidades. As produções reforçam a perspectiva que o educador enquanto pesquisador e intelectual é o profissional qualificado a desenvolver no âmbito escolar produções didáticas e pedagógicas, que considerem o desenvolvimento cognitivo aliado aos contextos sociocultural dos alunos, o ponto primordial para que o futuro professor possa escolher quais recursos são necessários para o ensino de história nas aulas.

  • Palavras-chave
  • Educação Patrimonial. Ensino de História. Patrimônio Histórico Local. Artefato Cultural. Memórias Individuais e Coletivas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação, Gênero e Diversidade
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O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.

O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

  • Educação do Campo
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  • Educação e Relações Étnico-Raciais
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  • Educação e Formação de Professores

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ERALDO DE SOUZA FERRAZ     
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LENIRA HADDAD    
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA  
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SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA

 

 

Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

Periodicidade da publicação:
Anual

Idioma:
Português

ISSN: 1981 - 3031

Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA

Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900