O construto se apresenta como resultado da pesquisa realizada na disciplina Saberes e Metodologias de Ensino de História l (SMEH I), pelos graduandos do curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas-UFAL, no período de 2017/2018, sobre a importância da Educação Patrimonial. O trabalho teve como objetivo refletir sobre como a pesquisa e o ensino do patrimônio histórico local podem ser tratados como recurso pedagógico para o ensino de História Local. Foram objetivos específicos: mapear bens culturais materiais e imateriais considerados como patrimônios pelos futuros professores, observando as suas concepções de patrimônio histórico e a perspectiva dos sujeitos produtores e reprodutores da cultura; sensibilizar os futuros professores para ter um olhar mais observador sobre o espaço local e produzir recursos didáticos para o trabalho pedagógico com a temática História Local. Neste sentido a pesquisa buscou mapear como se constituiu as investigações realizadas pelos estudantes, levando em consideração os processos de ensino: pesquisa e produção de recursos didáticos. Primeiro foi realizado o estudos de textos teóricos no qual consistia conhecer os conceitos de Educação Patrimonial, Patrimônio Histórico, Identidade Cultural, História Local e pesquisa de campo. O segundo correspondeu à elaboração de textos didáticos e exposição oral do resultado da investigação. Assim os estudantes classificaram e catalogaram um artefato cultural que consideram como Patrimônio Histórico Local e qual a importância para a comunidade ao qual este bem cultural estava localizado. Desta forma os trabalhos apresentam sua construção teórico-crítico sobre a perspectiva da história oral visto que por se tratar de artefatos esquecidos pelo poder público não há registros em órgãos oficiais, havendo uma escarces de informações em fontes escritas, assim as informações foram prestadas por moradores das comunidades. As produções reforçam a perspectiva que o educador enquanto pesquisador e intelectual é o profissional qualificado a desenvolver no âmbito escolar produções didáticas e pedagógicas, que considerem o desenvolvimento cognitivo aliado aos contextos sociocultural dos alunos, o ponto primordial para que o futuro professor possa escolher quais recursos são necessários para o ensino de história nas aulas.
O Colegiado do Curso de Pedagogia e a Direção do Centro de Educação apresentam os ANAIS da VI SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VI SIP), o II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (II ENEEPAL) e o I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES DE ALAGOAS (I SEPAL) com as temáticas “PEDAGOGIA EM MOVIMENTUS: aproximações entre universidade e sociedade”, bem como, “EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: embates, políticas públicas e práticas educacionais”. As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de dezembro de 2018 e sediadas pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, em Maceió, Alagoas.
O objetivo geral do evento foi propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, eivadas pelo diálogo, na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contau com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.
Comissão Organizadora
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
MARINA REBECA SARAIVA
Comissão Científica
ANA CAROLINA COUTINHA GLÉRIA
ANA MARIA VERGNE DE MORAIS OLIVEIRA
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ANDREA GIORDANNA ARAÚJO DA SILVA CAROLINA NOZELLA GAMA
CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA
CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
EDNA CRISTINA DO PRADO
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
ERALDO DE SOUZA FERRAZ
IDNELMA LIMA DA ROCHA
JAILTON DE SOUZA LIRA
LENIRA HADDAD
MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
MARIA DOLORES FORTES ALVES
MARIANA GUEDES RAGGI
MARINA REBECA SARAIVA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ
MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
SILVANA PAULINA DE SOUZA
SUZANA MARCOLINO
WALTER MATIAS DE LIMA
Organização Edição 2018:
Eraldo de Souza Ferraz
Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
Periodicidade da publicação:
Anual
Idioma:
Português
ISSN: 1981 - 3031
Autor corporativo (instituição responsável pela publicação):
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de PEDAGOGIA
Endereço: Av. Lourival Melo Mota, S/n - Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, 57072-900