A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES: POTENCIAIS E DESAFIOS

  • Autor
  • Samuel Carvalho do Nascimento
  • Resumo
  • O presente estudo busca problematizar a integração de tecnologias, especialmente o uso de vídeos, no processo formativo de professores, destacando seu potencial pedagógico e os desafios inerentes à sua implementação. A metodologia adotada é uma revisão sistemática da literatura, com a análise crítica de fontes que abordam tecnologia e formação continuada docente. O uso de vídeos, como ferramenta pedagógica, oferece oportunidades valiosas para enriquecer o ensino, facilitar a aprendizagem e tornar o processo educacional mais dinâmico e acessível. Contudo, sua adoção requer tempo, estudo, pesquisa e um processo gradual de adaptação por parte dos professores, o que evidencia a necessidade de formação continuada para garantir sua eficácia. Para que esses recursos tenham maior impacto, é essencial que sejam amplamente compartilhados em plataformas acessíveis, como YouTube, grupos de WhatsApp, dentre outros permitindo a disseminação dos materiais de maneira abrangente e superando as limitações regionais. Dessa forma, os vídeos educacionais podem atingir um público mais amplo e oferecer suporte contínuo ao desenvolvimento docente, promovendo a inovação nas práticas pedagógicas.

  • Palavras-chave
  • Tecnologias educacionais; Formação continuada; Uso de Vídeos.
  • Área Temática
  • Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais
Voltar Download
  • Processos, recursos e materiais educativos
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
  • Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades

Comissão Organizadora

Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio

Comissão Científica

JULIANE FREIRE DOS SANTOS