O presente estudo busca problematizar a integração de tecnologias, especialmente o uso de vídeos, no processo formativo de professores, destacando seu potencial pedagógico e os desafios inerentes à sua implementação. A metodologia adotada é uma revisão sistemática da literatura, com a análise crítica de fontes que abordam tecnologia e formação continuada docente. O uso de vídeos, como ferramenta pedagógica, oferece oportunidades valiosas para enriquecer o ensino, facilitar a aprendizagem e tornar o processo educacional mais dinâmico e acessível. Contudo, sua adoção requer tempo, estudo, pesquisa e um processo gradual de adaptação por parte dos professores, o que evidencia a necessidade de formação continuada para garantir sua eficácia. Para que esses recursos tenham maior impacto, é essencial que sejam amplamente compartilhados em plataformas acessíveis, como YouTube, grupos de WhatsApp, dentre outros permitindo a disseminação dos materiais de maneira abrangente e superando as limitações regionais. Dessa forma, os vídeos educacionais podem atingir um público mais amplo e oferecer suporte contínuo ao desenvolvimento docente, promovendo a inovação nas práticas pedagógicas.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS