CONHECIMENTO SOCIOESPACIAL: ALFABETIZAR LETRANDO, DENTRO DO CONTEXTO CAMPESINO EM SERRA DO RAMALHO

  • Autor
  • Raquel De Souza Dias Soares
  • Resumo
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    O presente estudo, investiga como os conhecimentos socioespaciais são integrados ao processo de alfabetização e letramento em comunidades campesinas, especificamente em Serra do Ramalho (BA). Baseando-se em entrevistas com quatro professoras da rede pública, a pesquisa explora as práticas pedagógicas que valorizam a realidade local e as vivências dos alunos, conectando-as aos objetivos educacionais. As professoras P3 e P4 destacaram-se por adotarem uma abordagem mais contextualizada, enquanto as professoras P1 e P2 apresentaram uma compreensão mais técnica e descontextualizada do letramento. Os resultados indicam que práticas pedagógicas sensíveis ao contexto socioespacial não apenas promovem a alfabetização e letramento, mas também fortalecem o vínculo entre a escola, a comunidade e o meio social em que os alunos vivem.

     

  • Palavras-chave
  • Alfabetização, letramento, conhecimento socioespacial, educação campesina
  • Área Temática
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades
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