O presente estudo analisa o impacto do ChatGPT, uma ferramenta de inteligência artificial, no auxílio à pesquisa em pós-graduação. Desde sua criação em 2018 pela OpenAI, o assistente tem sido amplamente utilizado, levantando discussões sobre suas potencialidades e desafios éticos no campo educacional. A metodologia adotada é um relato de experiência, no qual são descritas algumas interações com o ChatGPT ao longo de uma pesquisa de mestrado em ensino. Os resultados destacam as contribuições da ferramenta na busca por referências, autores e obras, elaboração de textos e revisão de conteúdo, ao mesmo tempo, em que apontam suas limitações, como erros conceituais e a necessidade de um conhecimento prévio por parte do pesquisador para que o utilize da maneira correta. Além disso, o estudo reflete sobre as questões éticas no uso da IA, especialmente no que diz respeito à originalidade acadêmica e à substituição do esforço intelectual humano pela máquina. Conclui-se que, quando utilizado de forma ética e criteriosa, o ChatGPT pode ser um aliado valioso para pesquisadores, auxiliando no desenvolvimento de suas reflexões e aprimoramento de seus trabalhos, algo que pode ser cada vez mais difundido e utilizado nas novas perspectivas acadêmicas da pesquisa, tanto na pós-graduação, como na graduação e outros campos educacionais.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS